O prefeito Evandro Leitão lançou, nesta quarta-feira (23/7), o programa Fortaleza Educa, que contempla ações voltadas à melhoria das unidades escolares e das condições de trabalho dos profissionais da educação. Entre os principais anúncios estão a instalação de ar-condicionados em 71 unidades escolares, além da climatização das salas de professores de toda a rede municipal. Também foi anunciada a realização de um concurso para a escolha do novo fardamento dos estudantes da rede pública municipal.
“Esse projeto reflete a valorização que pretendemos dar aos profissionais durante a nossa gestão, desde o reconhecimento com uma premiação até a melhoria das condições de trabalho, com a climatização. Também vamos entregar novos fardamentos para os alunos. Tudo isso para proporcionar uma ambiência favorável. São ações estratégicas para alcançarmos o patamar que almejamos: transformar Fortaleza na melhor educação do Brasil”, celebrou Evandro.
Premiação para professores
Entre as ações de valorização dos profissionais, Evandro Leitão anunciou a reformulação do Prêmio Escola com Excelência em Desempenho (Pmed). A partir de 2026, a premiação será destinada aos professores da escola vencedora, independentemente da disciplina ou da série em que lecionam, incluindo os professores substitutos. O benefício contemplará também o núcleo gestor e os assistentes administrativos. Cada profissional receberá, aproximadamente, R$ 5 mil.
De acordo com o secretário da Educação, Idilvan Alencar, o objetivo da premiação é melhorar os índices da educação deste ano, além de reconhecer o trabalho dos profissionais.
“Muitas vezes, esse dinheiro era usado para comprar ar-condicionado, o que acabava consumindo todo o prêmio. Agora, a Prefeitura vai fornecer os equipamentos e o valor da premiação será destinado diretamente aos professores. R$ 5 mil para cada um. Vamos estabelecer critérios, identificar os aspectos de qualidade. A ideia é reconhecer e motivar”, destacou o secretário.
Ao todo, 70 unidades serão premiadas, sendo 50 do Ensino Fundamental e 20 da Educação Infantil.