quinta-feira, 24 de julho de 2025

O Brasil com “Z” ou Brasil com “S” surgirá em 1º de agosto


A política na Internet e na vida real. O presidente Trump é um homem de negócios. Foi preso e condenado por crime contra o sistema financeiro americano. Ficou rico, depois empobreceu e voltou a ficar rico. Entrou na política e está no segundo mandato como presidente dos Estados Unidos. Tudo por poder e dinheiro. É um homem determinado. 


No mercado financeiro, é unânime a tese na qual o presidente Trump usou a crise política criada por Bolsonaro para promover episódios de humilhação ao Brasil e arrancar dólares para seu país e os amigos. Tudo pela internet. 


Bolsonaro, para muitos, foi ingênuo por entregar o país ao Trump por conta do sonho de voltar ao poder, copiando seu ídolo de extrema-direita. Agora, bolsonaristas viram o erro e não conseguem reverter. Saiu do controle e fez nascer o Brazil com “Z”, o Brasil americano que estaremos vivendo a partir de 1º de agosto. Trump abraçou a oportunidade e vai, se deixarem, apropriar-se ainda mais de um país que tem a oitava economia do mundo, mas um pensamento político medíocre ao ponto de ser manobrado pelas redes sociais por meio do YouTuber.


O Brasil com “S”, o nosso Brasil, se sobreviver a esse ataque americano, terá que repensar suas armas de mobilidade econômica, política e popular. Um país não pode passar por tanta humilhação por conta do baixo nível de setores econômicos e políticos.