sexta-feira, 11 de julho de 2025

Missão GOVTech: Leo Couto visita maior Parque de Inovações Tecnológicas do Brasil para conhecer iniciativas que ajudem a otimizar gestão pública


O presidente da Câmara de Fortaleza, vereador Leo Couto (PSB), participou, nesta sexta-feira (11), da missão institucional Govtech, em São José dos Campos, São Paulo, para conhecer inovações tecnológicas que ajudam a otimizar a eficiência da gestão pública.


O evento reúne gestores públicos de todo o Brasil no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT), maior do País. Além do presidente da CMFor, prefeito, secretários, vereadores e técnicos de outros municípios do Ceará também foram convidados para participar da missão. 



Na ocasião, os gestores receberam capacitação sobre inovações viáveis e replicáveis, com foco na melhoria do serviço público e desenvolvimento local sustentável.


"Hoje nós estamos tendo uma experiência de como a tecnologia impacta na vida das pessoas. Estamos no PIT, local que reúne mais de 50 mil m² de integração com universidades, laboratórios de tecnologia e mais de 500 empresas que estão dando oportunidades para jovens de todo o Brasil. Foi um momento importante para que a gente possa levar as soluções desenvolvidas no PIT para a Câmara de Fortaleza e para o prefeito Evandro Leitão", ressaltou Leo Couto.


O diretor-geral da CMFor, Emanuel Ângelo, e o coordenador de Tecnologia da Informação (TI) da Casa, Henrique Mota, também participaram da missão.


HUB Tecnológico como incubadoras de talentos


O presidente Leo Couto e os demais gestores da CMFor puderam, ainda, conhecer o Nexus, o HUB de inovação do PIT, destinado ao fomento do empreendedorismo, do desenvolvimento de startups e de soluções tecnológicas que tornem negócios e gestões públicas mais sustentáveis.


O Nexus cria um ecossistema de conexão entre empreendedores, acadêmicos, especialistas e gestores para compartilhar conhecimento e desenvolver inovações. O local, inclusive, funciona como uma espécie de "aceleradora de resultados" e "incubadora de talentos", já que também ajuda jovens a transformar ideias em negócio e soluções.


Para o chefe do Poder Legislativo Municipal, a experiência foi essencial para aprimorar as ideias sobre a implementação de um HUB Tecnológico na Câmara de Fortaleza. O objetivo, segundo Leo, é criar um espaço que funcione como uma espécie de “incubadora de talentos”.


"Queremos implementar um HUB Tecnológico na Câmara de Fortaleza, para que jovens da nossa Cidade possam transformar suas ideias em soluções à gestão pública. Queremos criar um espaço em que eles possam encontrar a capacitação e as ferramentas necessárias para desenvolver suas habilidades. Pretendemos, inclusive, realizar Hackathons para solucionar problemas do nosso Legislativo", acrescentou Leo Couto.