domingo, 6 de julho de 2025

Mais de 490 procedimentos cirúrgicos e diagnósticos são realizados em mutirão de atendimentos

 


Iniciativa do Governo Federal, por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), apoiada pelo Governo do Ceará, o “Dia E” foi realizado neste sábado (5). O projeto consiste em um mutirão de diagnósticos e cirurgias e aconteceu em 45 hospitais universitários em todo País. No Ceará, durante todo dia, acontecem mais de 490 procedimentos nas estruturas do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac), em Fortaleza.




“Essa é uma ação muito importante para a população. Queria agradecer ao ministro (da Educação) Camilo (Santana), ao Ministério da Saúde, e, principalmente, aos nossos profissionais de saúde por esse esforço a mais para atender a nossa população e suas demandas”, destacou o governador Elmano de Freitas.




Durante o “Dia E”, aproximadamente 200 profissionais de saúde estão mobilizados no HUWC e na Meac para acolher e atender a população no que for necessário. No Brasil, ao todo, acontecem cerca de 10.300 procedimentos, 1.100 cirurgias, 7.900 exames e 1.300 consultas em diversas especialidades.



Ministro da Educação, Camilo Santana salientou a importância do mutirão para o sistema de saúde e a população beneficiada. “Essa ação faz parte de um conjunto de atividades para fortalecer o nosso sistema de saúde. O grande objetivo do Governo Federal, por meio do Agora Tem Especialistas, é reduzir o tempo na fila de espera de atendimento. Ontem (4), tivemos um anúncio de R$ 360 milhões em investimentos para a saúde cearense, hoje estamos com esse mutirão e a ideia é seguir trabalhando nesse sentido”.


No HUWC, a população pode realizar diversos exames, como colonoscopia, ultrassonografia, eletrocardiograma, além de cirurgias de catarata, orificiais e de glaucoma, entre outros procedimentos. Já na Meac, são oferecidos serviços como colposcopia, utrassonografia transvaginal, mamografia e a inserção de DIU hormonal e não hormonal.