Iniciativa do Governo Federal, por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), apoiada pelo Governo do Ceará, o “Dia E” foi realizado neste sábado (5). O projeto consiste em um mutirão de diagnósticos e cirurgias e aconteceu em 45 hospitais universitários em todo País. No Ceará, durante todo dia, acontecem mais de 490 procedimentos nas estruturas do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac), em Fortaleza.
“Essa é uma ação muito importante para a população. Queria agradecer ao ministro (da Educação) Camilo (Santana), ao Ministério da Saúde, e, principalmente, aos nossos profissionais de saúde por esse esforço a mais para atender a nossa população e suas demandas”, destacou o governador Elmano de Freitas.
Durante o “Dia E”, aproximadamente 200 profissionais de saúde estão mobilizados no HUWC e na Meac para acolher e atender a população no que for necessário. No Brasil, ao todo, acontecem cerca de 10.300 procedimentos, 1.100 cirurgias, 7.900 exames e 1.300 consultas em diversas especialidades.
Ministro da Educação, Camilo Santana salientou a importância do mutirão para o sistema de saúde e a população beneficiada. “Essa ação faz parte de um conjunto de atividades para fortalecer o nosso sistema de saúde. O grande objetivo do Governo Federal, por meio do Agora Tem Especialistas, é reduzir o tempo na fila de espera de atendimento. Ontem (4), tivemos um anúncio de R$ 360 milhões em investimentos para a saúde cearense, hoje estamos com esse mutirão e a ideia é seguir trabalhando nesse sentido”.
No HUWC, a população pode realizar diversos exames, como colonoscopia, ultrassonografia, eletrocardiograma, além de cirurgias de catarata, orificiais e de glaucoma, entre outros procedimentos. Já na Meac, são oferecidos serviços como colposcopia, utrassonografia transvaginal, mamografia e a inserção de DIU hormonal e não hormonal.