quinta-feira, 17 de julho de 2025

Linha VLT Aeroporto-Castelão terá ordem de serviço assinada semana que vem, anuncia governador Elmano

 


O governador Elmano de Freitas anunciou, nesta quinta-feira (17), durante vistoria às obras do VLT Ramal Aeroporto em Fortaleza, que a ordem de serviço para a nova Linha VLT Aeroporto-Castelão será assinada na próxima sexta-feira (25). As obras do VLT Ramal Aeroporto, que fará a conexão da Linha Nordeste do Metrô de Fortaleza (VLT Parangaba-Mucuripe) com o Aeroporto Internacional de Fortaleza, já atingiram 67% de conclusão. A vistoria foi acompanhada pelo secretário-Chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, e pelo secretário da Infraestrutura (Seinfra), Hélio Winston.

Vamos terminar esse trecho [Ramal Aeroporto] até o fim do ano. E na próxima sexta-feira [25 de julho] dar ordem de serviço do trecho que vai do Aeroporto até o Castelão, com duas estações pelo menos”, afirmou Elmano de Freitas, destacando a importância da obra para a mobilidade da cidade, para os grandes eventos e para a conexão com o Aeroporto.

Ramal VLT aeroporto

O ramal vai fazer a conexão da Linha Nordeste do Metrô de Fortaleza (VLT Parangaba-Mucuripe) com o Aeroporto Internacional de Fortaleza, através de uma via 2,4km. A projeção é que movimente até 35 mil pessoas por dia. “São pessoas que vêm do Mucuripe até Parangaba, passando por quase 40 bairros. Isso impacta para toda essa comunidade”, ressaltou o secretário Chagas Vieira.


Nesta etapa de obra, as estações estão praticamente completas, com a execução da via ferroviária em andamento. A previsão de entrega é para o fim de 2025.

O ferreiro José Paulino é um dos 150 operários que atualmente trabalham no local. A expectativa é chegar a 200 trabalhadores até a conclusão. “A minha parte o povo não ver muito, porque é a ferragem, mas eu sinto muito orgulho em deixar isso para as pessoas”, disse.



 O projeto também inclui uma área urbanizada de 18 mil metros quadrados, que contará com quadra poliesportiva, parque para crianças, playground, pista de skate, bancos, iluminação e paisagismo.

Linha VLT Aeroporto-Castelão


Com a ordem de serviço prevista para a próxima semana, a nova linha compreende um trecho de 5,1 km com a inclusão de duas novas estações: Estação Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) e Estação Castelão. O investimento previsto é de R$ 181 milhões.

De acordo com o titular da Seinfra, Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza dialogam para integrar a Estação Castelão ao miniterminal de ônibus que será implantado pela Prefeitura. “A ideia é que a Estação Castelão, que é a última estação final da linha Aeroporto-Castelão, esteja interligada com o miniterminal. Vão ficar muito próximos, inclusive com uma passagem através da passarela. Já está bem avançado o diálogo. A Prefeitura vai ficar com a responsabilidade de fazer o miniterminal, e nós vamos ficar com a responsabilidade de fazer essa integração”, detalhou Hélio Winston.

Quando em operação, com dois VLTs em funcionamento, o trecho Aeroporto-Castelão terá capacidade para transportar cerca de 35 mil passageiros por dia. A Estação Aeroporto também estará diretamente conectada com a Estação Expedicionários, permitindo o deslocamento prático entre a Arena Castelão e bairros como Parangaba, Montese, Aldeota, Papicu e Mucuripe.