A transformação digital no setor público cearense avança em mais uma frente estratégica. Por meio de parceria com a Etice (Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará), a Secretaria da Fazenda do estado do Ceará (Sefaz-CE) implantou sua nova plataforma de Big Data, que funciona há mais de três anos e é responsável por processar mais de 2 bilhões de registros por dia, impulsionando a arrecadação do Estado.
A iniciativa nasceu da necessidade de lidar com o crescimento exponencial do volume de dados fiscais. Em 2019, a Sefaz já acumulava 200 terabytes de informações. Atualmente, esse volume ultrapassa 300 terabytes, o que exigiu uma infraestrutura mais robusta e adaptável. Com a viabilização do serviço de nuvem AWS pela Etice e o desenvolvimento técnico da plataforma pela Sefaz, em parceria com a consultoria EloGroup, a instituição consolidou uma das maiores plataformas de inteligência tributária do setor público brasileiro.
Agilidade e inteligência na fiscalização
O maior impacto da nova tecnologia está na área de fiscalização. Antes, o processamento da malha fiscal — ferramenta que identifica inconsistências nas declarações dos contribuintes — levava até três meses para ser concluído. Com a nova estrutura, os resultados passaram a ser atualizados diariamente, permitindo ações rápidas e eficazes.
Além disso, a plataforma atende diretamente cerca de 100 servidores da Sefaz e, indiretamente, os mais de 50 mil contribuintes de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do Ceará. Com a nova tecnologia, a Secretaria também passou a contar com bases de dados organizadas e acessíveis para análises avançadas e aplicações de inteligência artificial, ampliando o potencial de geração de receitas e combate à sonegação.