A solidariedade é um valor essencial para a convivência humana e o fortalecimento das relações sociais. Ser solidário significa ajudar o outro com empatia, generosidade e sem esperar algo em troca. E para reforçar a prática da solidariedade, a Associação Fortaleza Azul (FAZ), organização sem fins lucrativos formada por autistas e seus familiares, está arrecadando doações para a realização da 7a edição do Bazar FAZ Bem.
De acordo com uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a prática de atos de generosidade ativa o sistema límbico, um conjunto de estruturas presente no cérebro que controla comportamentos ligados à nossa sobrevivência, que desencadeia a liberação de neurotransmissores como dopamina, serotonina, ocitocina e endorfinas e essa liberação têm efeitos em muitos sistemas. São inúmeros os efeitos positivos, como a melhora de dores crônicas e benefícios ao sistema cardiovascular, além da sensação de felicidade e realização. Quanto mais se pratica o altruísmo, maior é a vontade de continuar, quem pratica generosidade exercita a compaixão, o que proporciona o sentimento de gratidão, relata o estudo.
“O objetivo da nossa campanha é juntar itens em bom estado de conservação para serem vendidos no Bazar que está previsto para acontecer em agosto de 2025. O valor arrecadado com as vendas ajudará na manutenção e ampliação dos projetos de inclusão para pessoas com autismo desenvolvidos pela FAZ, como eventos e ações de inclusão, apoio jurídico, terapias e muito mais. Se você tem em casa itens como roupas, calçados, bolsas, acessórios, brinquedos, utensílios domésticos ou objetos de decoração, entre em contato com a FAZ de segunda a sexta, das 08h às 16h ou por meio do WhatsApp (85) 98186-4552 e faça sua doação, ela é muito importante para a sobrevivência da nossa instituição”, enfatiza Daniela Botelho, presidente da FAZ.
Para facilitar sua doação para o Bazar FAZ Bem, a Associação fechou parceria com quatro clínicas para funcionarem como pontos de coleta:
- Centro Especializado em Autismo e outros Transtornos do Desenvolvimento (CEATD): Rua Gustavo Augusto Lima, 1111, Patriolino Ribeiro;
- Clínica Lena Fortaleza: Rua Gontran Giffoni, 1080, Guararapes;
- Clínica Neuropsicocentro: Rua Des. Leite Albuquerque, 1320, Aldeota;
- Centro de (Re)Habilitação Integrado ADAPTRO: Rua Cônego Braveza, 970, Cidade dos Funcionários