A oposição, através do presidente do União Brasil, Capitão Wagner, apresentou nomes para a disputa majoritária em 2026. Não existem novidades, aliás. O fato novo é o fim da representação parlamentar estadual do PDT.
De passagem da centro-esquerda para a direita, os parlamentares e lideranças que estão migrando para o PL e União Brasil já fizeram cursos e estão vivendo a função de youtubers, gravando vídeos com intensidade.
“O Sarto está montando um estúdio, mas aconselhei que ele gravasse os vídeos nas ruas”, disse o prefeito de Massapê, Ozires Pontes, um apaixonado pelas redes sociais, que pretende levar o PSDB para a aliança das oposições, antes que o partido se acabe.
De qualquer forma, as oposições estão se estruturando e o bolsonarismo se fortalecendo. A direita e a extrema-direita têm nomes pré-lançados: Capitão Wagner, Ciro Gomes, Moses Rodrigues, Danilo Forte, Roberto Cláudio, pastor Alcides e Eduardo Girão, o único que abertamente lançou pré-candidatura ao governo do Ceará.
O governador Elmano de Freitas já está confirmado como candidato à reeleição. Os outros nomes da chapa interessam a vários partidos. Os deputados José Guimarães, Eunício Oliveira, Romeu Aldigueri e Júnior Mano estão com os nomes na rua. Outro que entrou na disputa foi o secretário Chagas Vieira.