segunda-feira, 9 de junho de 2025

Alece, Sema, Cagece e Secretaria das Cidades firmam compromisso com foco na coleta seletiva


A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nesta terça-feira (10/06), às 9 horas, no Salão Nobre, a assinatura do Termo de Compromisso da Coleta Seletiva Solidária, junto à Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), como parte da programação do Junho Ambiental. Além disso, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Sema renovarão um Termo de Colaboração, garantindo que os resíduos gerados sejam tratados de forma sustentável.


Outro destaque do encontro será a formalização da adesão ao Decreto Estadual nº 32.981, de 21 de fevereiro de 2019, por parte da Secretaria das Cidades, Sema e associações de catadores. Esse decreto estabelece que todos os órgãos e instituições públicas devem separar corretamente o lixo reciclável e encaminhá-lo para associações e cooperativas de catadores. 


Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, a iniciativa também gera trabalho e renda para essas comunidades, ajudando a fortalecer a economia circular— um modelo em que os materiais descartados são reaproveitados em vez de virarem lixo.


A assinatura do termo contará com a presença do presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), da secretária do Meio Ambiente do Estado, Vilma Freire, do secretário executivo de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Thiago Câmpelo Nogueira, do diretor-presidente da Cagece, Neuri Freitas, e de representantes das Associações de Catadores de Materiais Recicláveis parceiras. 


Responsabilidade ambiental


A Alece já realiza a Coleta Seletiva Solidária, destinando resíduos recicláveis a quatro associações de catadores. A iniciativa proporciona impacto positivo na valorização profissional, na inclusão social e na dignidade do trabalho desenvolvido pelos catadores, além de estimular uma cultura de responsabilidade ambiental entre servidores e parceiros da Casa.