sexta-feira, 2 de maio de 2025

Prefeitura de Jericoacoara quer destruir o Parque Nacional e a APA em parceria com construtoras e hoteleiros


O prefeito de Jijoca de Jericoacoara está promovendo uma vingança contra o município que administra por pirraça. Seus adversários são ambientalistas e defendem, juntamente com os nativos, a preservação da Vila.

Numa manobra repentina, em apenas dois dias, enviou para a Câmara de Vereadores de Jeri, um projeto alterando a Lei de Ocupação de Solo e legalizando todas as obras ilegais, incluindo prédios de alvenaria de até três andares. A medida quebra o padrão da Vila, onde moram os nativos, e os turistas do mundo inteiro visitam e admiram. 


A população está revoltada e protesta nas redes sociais.  O Ministério Público será acionado. Entidades ambientais do Brasil e do exterior também estão protestando. 


Um vídeo do prefeito agressivo, ao estilo “quem manda sou eu”, aumentou a revolta dos ambientalistas e do povo de Jericoacoara. O caos está estabelecido. 




“Esse ato é imperdoável, revoltante e vamos reagir em nome de um local reconhecidamente ecológico e área de estudos e visitas de pesquisadores, cientistas e turistas internacionais. Não vamos permitir o fim de Jericoacoara", declarou o deputado Romeu Aldigueri, filho da região e ecologista por formação. 


Novos desdobramentos terão graves consequências. Os turistas estão cancelando temporadas em Jericoacoara. A justiça deverá decidir. O governo do Ceará ainda não se manifestou.