Com o objetivo de acelerar a fila de cirurgias eletivas no Estado, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), publicou aditivos a cinco editais abertos para o credenciamento de serviços. A partir de agora, os procedimentos passam a ser realizados também nos hospitais públicos no interior do estado, como as unidades presentes nos municípios.
O governador Elmano de Freitas destacou esses aditivos em suas redes sociais, que irão aumentar ainda mais o número de cirurgias eletivas realizadas e trazer mais agilidade para o atendimento à população. “Autorizei a contratação de cerca de 13.500 cirurgias eletivas a mais, das já realizadas na nossa rede pública estadual, para que também possam ser feitas em hospitais privados, públicos e filantrópicos”, disse.
Ao todo, são quatro especialidades no edital: cardiologia (adulto e pediátrica), ortopedia, endometriose e oftalmologia, que poderão ter cirurgias realizadas em mais instituições. “Antes, o credenciamento de cirurgias extras era apenas de instituições privadas”, ressaltou.
Elmano de Freitas comemorou os bons números de procedimentos já realizados. “Só neste ano, já passamos de 44 mil cirurgias eletivas [44.496, até 23 de maio] realizadas pelo Estado! E, em nosso Governo, já somamos mais de 324 mil. Seguimos firmes, trabalhando com dedicação para garantir saúde de qualidade para todas e todos os cearenses”.