O Ceará foi o estado brasileiro que teve o maior número de Salas do Empreendedor agraciadas com o Selo Diamante de Referência no atendimento por terem se destacado em 2024 pela qualidade do trabalho realizado nestes espaços. O anúncio das vencedoras foi realizado nesta quinta-feira (24) pelos dirigentes do Sebrae Nacional, em Brasília.
Nesta edição, a premiação contou com um total de 2500 inscritos de todo o país, das quais 105 foram premiadas com a certificação mais alta. Apenas as salas que conseguiram nota máxima em cada critério receberam o Selo Diamante. Destas Salas do Empreendedor vencedoras da premiação, 30 são do Ceará, representando quase um terço do total de agraciadas.
As Salas do Empreendedor são locais de atendimento implantados nos municípios, fruto da parceria do Sebrae com prefeituras ou outras instituições, como Câmaras Municipais, Universidades, entre outras. Estes espaços facilitam os processos de abertura de empresas, regularização e baixa; bem como possibilitam o acesso a serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI), além de estarem conectados com os serviços oferecidos pelo Sebrae.
Até o ano passado, recebiam o selo as Salas que atingissem até 99,5 pontos, mas a partir desta edição é necessário obter 100% em cada dos critérios. Entre os requisitos avaliados estão a prontidão do atendimento, a qualidade do ambiente, a presença digital, a articulação junto ao município para fomento ao empreendedorismo e a qualidade do conteúdo entregue ao público.