terça-feira, 6 de maio de 2025

Brasterra realiza plantio de mais de 2.800 mudas nativas em Guaramiranga e preserva 6,26 hectares de floresta


A Brasterra segue reafirmando seu compromisso com o meio ambiente em Guaramiranga. A empresa realizou o plantio de mais de 2.800 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e mantém a preservação ativa de áreas que somam 62.051 metros quadrados, o equivalente a 6,26 hectares de vegetação protegida.


Esse total corresponde à soma de reservas legais, áreas de compensação ambiental e de reposição florestal, além de áreas de plantio. A Brasterra preserva, ainda, áreas não desmatadas, respeitando integralmente as determinações ambientais nos empreendimentos em que atua.


Apenas em reservas legais, são 48.288 m² (4,83 ha) distribuídos entre os empreendimentos da companhia. Já as áreas de compensação ambiental somam 11.597 m² (1,16 ha), e as áreas de reposição florestal chegam a 9.410 m² (0,94 ha). A área de plantio corresponde a 2.256 m² (0,23 ha).


Para Edmundo Rodrigues, sócio-diretor da Brasterra, a atuação responsável vai além da construção. “Nosso compromisso com o meio ambiente é real e contínuo. A preservação florestal não é um diferencial, é um dever. Mantemos as reservas legais e ampliamos o cuidado com áreas de compensação e reposição, garantindo que cada projeto contribua com a sustentabilidade de Guaramiranga”, disse. 


Planejamos e temos como objetivo nos próximos meses, criar Reservas Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Uma RPPN é uma área privada que um proprietário decide proteger, reconhecendo-a formalmente como uma unidade de conservação para preservar a biodiversidade e os ecossistemas. 


Com ações práticas e planejamento ambiental responsável, a Brasterra reafirma sua missão de desenvolver empreendimentos que convivem em harmonia com a natureza, respeitando o ecossistema da serra, promovendo o equilíbrio ambiental da região, além de gerar empregos e renda para economia local.