quarta-feira, 2 de abril de 2025

Porto Seco de Quixeramobim deve receber licença ambiental até o fim de abril

 

O prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta (PSB), afirmou que o projeto do Porto Seco de Quixeramobim deve receber a licença ambiental da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) até o fim de abril. Com a permissão do órgão ambiental, será permitido iniciar o desmatamento e a terraplanagem do terreno. “Está bem encaminhado”, disse Cirilo, ao OPINIÃO CE. Conforme o gestor municipal, o investimento do setor privado ao projeto é de R$ 700 milhões.


Ainda conforme ele, demais tratativas com empresários também estão encaminhadas. “À medida que se aproxima a chegada do empreendimento em Quixeramobim, estamos também à procura de mais empresários para se instalar na área e movimentar sua mercadoria tanto ao nível do Ceará como fora do Estado e do País”, afirmou.


Segundo o prefeito, já houve conversa entre o CEO da Value Global, Ricardo Azevedo, e o governador Elmano de Freitas (PT). A empresa será a responsável pelo Porto Seco. Cirilo também destacou que os encaminhamentos necessários para o licenciamento já estão com a Semace. No órgão, aliás, foi confirmada a troca do comando nesta quarta-feira (2).


O gestor municipal ressaltou ainda que, na semana passada, houve uma reunião com cerca de 30 empresários, ocasião em que conheceram o projeto, que prevê o fortalecimento de setores como a bacia leiteira, a indústria de calçados e a mineração.


No último 16 de janeiro, aliás, prefeitos da região, empresários e autoridades estaduais se reuniram no Encontro de Prefeitos da Região do Sertão Central, no qual houve discussão sobre o Porto Seco. Estiveram presentes gestores de Madalena, Piquet Carneiro, Banabuiú, Milhã, Pedra Branca, Ibaretama, Senador Pompeu e Solonópole.


[ Mais notícias ]


Senador Pompeu recebe 50 moradias populares MCMV modalidade rural

O líder político Luizinho do Inharé, junto ao deputado José Guimarães, articulou no Ministério das Cidades a aquisição de R$ 3,75 milhões em recursos para a construção das residências.



Rede pública do Ceará aprova 24.403 estudantes ao Ensino Superior e registra melhor resultado da história

Celebrando mais um resultado histórico na educação da rede pública cearense, nesta terça-feira (29), o governador Elmano de Freitas divulgou os números de 24.403 estudantes



CPI das Bets prende empresário por falso testemunho no Senado

A relatora da CPI, Soraya Thronicke (Podemos-MS), pediu prisão em flagrante do empresário



Privatização e limite de altura de edifícios na Vila de Jericoacoara vira pauta na Alece

Na Assembleia, João Jaime e o presidente da Alece, Romeu Aldigueri, comentaram sobre a concessão do Parna de Jericoacoara e sobre projeto que tramita no Legislativo Municipal e visa regulamentar edifícios maiores de dois andares na vila



Em Brasília, Evandro se reúne com ministro das Cidades em busca de recursos para habitação

A capital cearense é a cidade nordestina com o maior número de pessoas em situação de rua, em quase 10 mil; desde a semana passada, a Prefeitura de Fortaleza tem realizado ações de acolhimento a esta população