No próximo dia 12 de abril, sábado, a militância petista do Ceará se reunirá no Ginásio Poliesportivo da Parangaba, a partir das 8h30, para o lançamento oficial do Campo Popular, novo grupo político construído por parlamentares petistas, representantes de movimentos sociais e sindicais, além de militantes de diversas tendências internas do Partido dos Trabalhadores.
O lançamento é fruto de processo iniciado em meados de março, num seminário com ampla participação de militantes do PT. O deputado estadual Guilherme Sampaio, atual presidente do PT Fortaleza, afirma que o campo nasce na aliança entre a atuação partidária com os militantes de base e os movimentos sociais. “O Campo Popular reúne correntes, movimentos e lideranças partidárias com uma grande motivação: dialogar e construir unidade com as demais forças que organizam nossa vida partidária. Cada vez mais próximos das nossas bases, queremos um PT forte, que atue nos governos e nos parlamentos, mas também nos movimentos e nas ruas. Um partido preparado para dialogar com o povo e sustentar o projeto popular que orienta nossas gestões em Fortaleza, no Ceará e no Brasil.”
O novo campo reafirma sua posição de defesa da democracia, da justiça social e dos direitos do povo. Também denuncia a ameaça contínua representada pela extrema-direita, a concentração de renda e a tentativa de enquadramento fiscal do governo federal. O grupo defende políticas públicas que coloquem o pobre no orçamento e o rico no imposto de renda, reforçando a agenda eleita pelo presidente Lula.
A senadora Augusta Brito também está compondo o campo. Sobre essa construção ela destaca: “O PT é, hoje, o partido com maior presença territorial e o mais comprometido com as lutas da classe trabalhadora. E o Campo Popular vem para fortalecer essa presença, com protagonismo da base, das mulheres, da juventude, das lideranças negras e periféricas. Queremos ampliar a formação política e a participação ativa de novos quadros que seguem transformando a política com coragem, consciência e compromisso com a democracia no Ceará e em todo o país.”
Também já declararam integrar a iniciativa o deputado federal José Airton, os deputados estaduais Missias do MST e Acrísio Sena, os vereadores Aglaylson e Dr Vicente. o Campo Popular deve lançar um manifesto no sábado, além de construir uma agenda para a atuação partidária.