Destinado ao atendimento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e síndrome de Down, o Espaço Evoluir foi apresentado oficialmente pelo presidente Leo Couto (PSB) na sessão plenária desta quinta-feira, 10. O núcleo contará com duas salas de acolhimento, sala sensorial e quatro consultórios, além de área de convivência.
Compromisso da Mesa Diretora, a política de inclusão tem avançado na implementação de ações efetivas no Legislativo. “Hoje lançamos oficialmente o espaço evoluir. O serviço gratuito destinado aos filhos de todos os servidores e funcionários do Legislativo. A meta é atender a quem precisa e também vamos ofertar a comunidade do nosso entorno, mostrando que o Poder Legislativo pode ir além de legislar e fiscalizar”, destacou Leo Couto.
Como anunciou Leo Couto, o núcleo deverá ser entregue no mês de junho, oferecendo assistência especializada, com atendimento multidisciplinar realizado por psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fisioterapeutas, neurologista, assistente social, dentre outros profissionais. “Nos próximos 60 dias, a gente quer colocar o Evoluir para começar a funcionar com os atendimentos multidisciplinares e, também, com acolhimento para os familiares”, reforçou.
A criação do Espaço Evoluir, como destacou Leo Couto, reflete o compromisso da Casa com a causa e dialoga com a experiência de vida e bandeiras de muitos vereadores. A logo do novo espaço traz as cores da diversidade, o laço que remete acolhimento, afeto e inclusão, e uma tipografia arredondada refletindo conforto, identificação e pertencimento.
O lançamento do projeto marca os 100 dias de trabalho da atual gestão da Câmara de Fortaleza. O Legislativo chega no mês de abril celebrando a implantação da Gestão de Inclusão na Casa e a contratação da primeira funcionária com síndrome de Down. “Esse projeto é da Casa, de cada vereadores, por uma fortaleza mais justa e inclusiva”, pontuou.
Espaço sensorial
Na Praça Barros Pinho foi montada uma estrutura com possíveis intervenções sensoriais que integrarão o Espaço Evoluir. O presidente Leo Couto convidou os vereadores para conhecer o espaço e com isso entender um pouco mais do serviço que a Câmara de Fortaleza quer ofertar as crianças e adolescentes com TEA e síndrome de Down.