A Prefeitura de Fortaleza dá início, nesta segunda-feira (7/4), ao Ciclo de Fóruns Territoriais, que ocorre nos 39 territórios da cidade, em formato presencial e virtual, durante todo o mês de abril. Esta edição tem o objetivo de avaliar, priorizar e complementar as iniciativas, projetos e programas que serão implementados ao longo da Gestão2025-2028 e que serão considerados para o Plano Plurianual 2026-2029.
“O envolvimento da sociedade é fundamental para a consolidação do modelo de governança compartilhada que estamos propondo para Fortaleza. Em nosso governo, sociedade civil e comunidades decidem e trabalham juntaspor um futuro mais justo, promissor e sustentável”, afirma o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão.
Neste primeiro Ciclo de Fóruns de 2025, serão coletadas sugestões de como atingir os sete objetivos estratégicos estabelecidos pela atual gestão: reduzir a desigualdade social e territorial na cidade; garantir a segurança viária, mobilidade urbana e acessibilidade na cidade; garantir acolhimento inclusivo e de qualidade da população nos serviços municipais; convivência ambiental sustentável; ampliar e melhorar as condições de emprego e renda; valorizar e preservar o patrimônio cultural e requalificar o centro urbano; e implementar governança e gestão pública compartilhada.
“Para alcançar os sete objetivos estratégicos propostos pela gestão, foi elaborado um conjunto preliminar de políticas, iniciativas, programas e projetos, distribuídos em 12 temas, com o objetivo de facilitar o processo de priorização e complementação pelos participantes dos Fóruns Territoriais.”, explica o presidente do Ipplan, Artur Bruno, que complementa: “É muito importante a participação de quem vive e trabalha em cada localidade da cidade, por isso, convido todas as pessoas a participarem”.
Os temas são: moradia e regularização fundiária; mobilidade, acessibilidade, transporte público e apoio a profissionais taxistas, motociclistas, motoristas e entregadores; acolhimento e assistência a população em situação de vulnerabilidade; segurança cidadã; saúde; educação; cultura, esporte e juventude; meio ambiente e saneamento ambiental; proteção e bem-estar animal; geração de emprego, renda e capacitação profissional; desenvolvimento urbano, econômico e do turismo; e desenvolvimento da gestão pública e da governança compartilhada (participativa).
Os “Fóruns Territoriais” são instâncias de participação direta instituídas pela Lei Complementar nº 0278 de 23 de Dezembro de 2019 e regulamentados por meio do Decreto Municipal nº 14.939, de 1º de março de 2021.
A iniciativa é do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan) e da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), e conta com o apoio da Secretaria de Governo e articulação nos territórios de todas as regionais e da Secretaria de Relações Comunitárias.
Para participar
As atividades presenciais ocorrerão sempre de segunda a quinta-feira, das 17h às 21h, com simultaneidade em três territórios por dia. Já as atividades virtuais estarão disponíveis ao longo de todo o mês de abril, de 7 a 30, sem restrição de horário, permitindo que os participantes se envolvam de forma individual ou conduzam grupos próprios. “As pessoas podem se organizar, formar grupos de discussão e enviar suas proposições em formato virtual.”, explica Artur Bruno.
Qualquer pessoa pode participar dos Fóruns Territoriais e não é necessária inscrição prévia. Basta comparecer no dia, horário e local agendado (conforme calendário abaixo, também disponível no site dos Fóruns).