Em sessão solene conjunta das duas Casas do Congresso Nacional — uma iniciativa rara e carregada de simbolismo — parlamentares, autoridades, empresários e representantes de organizações governamentais e da sociedade civil celebraram nesta quarta-feira (9), no Plenário do Senado Federal, o centenário de nascimento do empresário cearense Edson Queiroz, um dos maiores empreendedores brasileiros do Século XX.
Natural de Cascavel (CE), Queiroz foi homenageado com discursos emocionados de conterrâneos e lideranças nacionais. O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a visão transformadora do empresário. “Edson foi um homem de liderança e visão. Sua contribuição vai muito além da economia; ele acreditava profundamente no poder da educação. A Unifor [Universidade de Fortaleza], um dos maiores patrimônios do Ceará e do Brasil, é fruto direto dessa visão”, afirmou.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, também enfatizou o orgulho do povo cearense por seu legado. “Edson foi um exemplo de cidadão, empresário e homem de família. Seu maior legado é o de ser uma inspiração para as futuras gerações”, disse.
O reitor da Universidade de Fortaleza, Randal Martins, ressaltou o papel transformador da educação na trajetória de Edson Queiroz. “Desde a década de 1970, ele acreditava que o futuro passava pela formação. Hoje, a Unifor é um centro de excelência e um símbolo do seu compromisso com a transformação social. O Brasil deve muito a esse homem”, afirmou.