sábado, 5 de abril de 2025

A segurança pública é prioridade

 


No próximo dia 9/4, o governo do Ceará estará colocando nas ruas mais 376 soldados. A solenidade será no Centro Integrado de Segurança Pública. Será um reforço significativo. 


No mesmo momento em que coloca mais policiais formados para trabalhar, o governador está anunciando o concurso para mais mil policiais militares. Outros 500 vagas para a Polícia Civil já estão abertas e as inscrições vão iniciar. 


O incremento da violência a partir da ação das facções na periferia das cidades tem obrigado o País e os estados a investirem muito em segurança pública para proteger os cidadãos que nada têm a ver com as disputas por pontos de venda de drogas. 


O ministro do Supremo Tribunal Federal, Flavio Dino, fez uma afirmação importante. Segundo o ministro, a violência não está nas favelas e sim no asfalto. O representante da mais alta corte do país disse claramente que os usuários de drogas que são pessoas abastadas é que alimentam a violência. 


O governo cearense tem investido na educação para reduzir a participação da Juventude no mundo das facções. A virada deve acontecer em alguns anos com a introdução do Ensino de Tempo Integral nas escolas cearenses. Só a educação transforma.