De sexta (21) para domingo (23), fim de semana que antecedeu o do Carnaval, foram registradas, no HRVJ, 26 entradas por acidentes de trânsito. Destas, 24 envolviam moto. Dos que relataram uso de capacete, 18 estavam sem usar o item de proteção e somente um disse usar. Especialistas alertam: além de usar o capacete, é importante também se atentar ao acionamento da trava, para que ele não saia da cabeça ao sofrer impactos.
O crediarista Manoel Aldenes Lira, 37, estava usando capacete no momento do acidente ocorrido na zona rural de Ererê, após bater em um cachorro. Ele deu entrada no HRVJ no sábado. “O capacete evita muita coisa, como pancadas na cabeça, por exemplo, o que é pior. Ele me ajudou bastante, porque no que eu caí, eu bati o rosto”, explica.
O médico coordenador da emergência do HRVJ, Matheus Henrique, destaca que em feriados e períodos festivos é comum aumentar o número de acidentes graves com politraumatismos e traumas cranioencefálicos. “Enquanto profissional da saúde, eu faço um alerta à comunidade do Vale do Jaguaribe e Litoral Leste no sentido de adoção de medidas preventivas. O uso do capacete e do cinto de segurança, assim como evitar o consumo de álcool por motoristas e condutores são mais que atitudes de segurança e proteção, são também um gesto de amor: amor por nossos familiares que nos aguardam na forma de seu abraço e apreço pelo nosso papel no gozo da plenitude de nossa condição física saudável”, alerta.