No dia 13 de março (quinta-feira), às 13h, o Auditório Murilo Aguiar, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), será palco do II Seminário Estadual da Frente Parlamentar de Combate à Violência Política de Gênero, com o tema “Conquistas e desafios no fortalecimento da representatividade feminina”. O evento é organizado pela Frente Parlamentar de Combate à Violência Política de Gênero, presidida pela deputada estadual Larissa Gaspar (PT).
O seminário contará com a presença de lideranças que têm se destacado na luta pelos direitos das mulheres e pela ampliação da participação feminina na política, incluindo a jornalista e candidata a vice-presidente da República em 2018, Manuela D’Ávila; da Coordenadora do Curso de Ciências Sociais da UFC e integrante do Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia (LEPEM), Monalisa Soares Lopes; e da Vereadora de Jaguaribe Nayana Lima.
O objetivo do seminário é promover um debate qualificado sobre os avanços e os obstáculos enfrentados pelas mulheres que atuam na esfera pública, além de fomentar ações de combate à violência política de gênero.
“A iniciativa busca fortalecer redes de apoio, compartilhar experiências e propor estratégias para ampliar a representatividade feminina nos espaços de poder e decisão”, comenta Larissa Gaspar, que é a primeira mulher a ocupar uma vice-presidência da Mesa Diretora da Alece em 190 anos do Parlamento cearense.
A programação inclui palestras das convidadas e momento de debate aberto ao público, contribuindo para o empoderamento das participantes e incentivando a formulação de políticas públicas inclusivas. A expectativa é de que o encontro reúna parlamentares, gestoras, lideranças comunitárias, movimentos sociais e demais interessados no tema.
Serviço
• Evento: II Seminário Estadual da Frente Parlamentar de Combate à Violência Política de Gênero
• Tema: “Conquistas e desafios no fortalecimento da representatividade feminina”
• Data: 13 de março
• Horário: 13h
• Local: Auditório Murilo Aguiar – Alece