A deputada Marta Gonçalves (PSB) apresentou o projeto de Lei 155/2025 que institui diretrizes de incentivo e fomento à literatura de cordel nas escolas públicas e privadas no âmbito do estado do Ceará. Segundo a deputada, a proposta contribuirá para o conhecimento da comunidade escolar acerca da cultura popular brasileira e estimulará a literatura popular em verso. “Também poderá contribuir para a extinção da discriminação relacionada à cultura regional nordestina e ao mesmo tempo valorizará a contribuição dos cordelistas para a cultura do Estado do Ceará.
Conforme a proposta, o Governo do Estado do Ceará, bem como os Municípios, dentro dos seus espaços de competência legislativa, poderão criar diretrizes específicas para o fomento à Literatura de Cordel nos equipamentos públicos de educação. A deputada observa que a literatura de Cordel é um estilo literário genuinamente brasileiro, uma manifestação cultural, que teve origem no Nordeste no século XVI e que retrata o universo sertanejo, sendo escrito frequentemente na forma rimada. Inicialmente, era manifestada através de relatos orais e depois de forma escrita em folhetos que ficavam pendurados em cordões, daí o nome “Literatura de Cordel”.
“A Literatura de Cordel é composta por poemas escritos em linguagem popular, ricos em rimas e na perfeição métrica dos seus versos. Originalmente, eram vendidos em feiras, onde ficavam à mostra da população pendurados em cordéis ou barbantes. Essa manifestação está espraiada em todo Nordeste, com destaque para Ceará, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Pará, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro, este último devido a presença de um grande número de migrantes nordestinos naquele estado”, observa.
A deputada Marta Gonçalves destaca que no Ceará temos vários cordelistas renomados, entre eles Patativa do Assaré, Arievaldo Viana Lima, Klévisson Viana, Fred Silva, Josenir Lacerda, Antônia Mikaely Batista de Araújo e Maria Consuelo de Oliveira Marques. “Em 2018, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu o cordel como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Nossa ideia é disseminar essa literatura a partir das escolas, que têm um papel fundamental no fomento e promoção da cultura nacional, proporcionando sua valorização para os estudantes e auxiliando na prevenção e erradicação do preconceito quanto à regionalização. Estudar o cordel e o repente na escola significa ter contato com o mundo da poesia a partir do cotidiano, com uma carga de significados que dificilmente outra forma literária tem no Brasil, especialmente para nós, cearenses”, pontua.