O PT comemorou 45 anos de fundação, nesta quinta-feira, 13/2. Mesma data de nascimento do deputado federal José Guimarães, líder do governo Lula no Congresso Nacional. Outros detalhes: ele, também, completou 45 anos de filiação ao PT e celebrou 65 anos de vida.
O PT foi criado na cozinha da casa dos pais de Guimarães pelo seu irmão José Genoíno, escolhido pela Comissão Mundial dos Direitos Humanos como um dos destaques do Planeta na defesa da democracia e das liberdades. Guimarães e Genoíno nasceram no distrito de Encantado, no município de Quixeramobim. O nome é revelador, pois o lugar muito bonito.
Cinco vezes deputado federal, ex-presidente do PT do Ceará e membro da cúpula nacional da sigla como vice-presidente, Guimarães participa e ajuda na liberação de cada centavo federal que entra no Ceará, durante os dois primeiros governos Lula, e nos dois governos Dilma. Atualmente, o cearense tem mais prestígio, sendo líder do governo Lula na Câmara dos Deputados.
A estrela do PT não sai do peito de José Guimarães. “O PT é meu café, meu almoço, meu jantar, me faz chorar, sorrir e lutar, para melhorar a vida do trabalhador e do pobre”, discursou Guimarães, abraçado ao governador Elmano, ao prefeito Evandro Leitão, aos deputados estaduais e à militância do partido na sua tradicional sede da Avenida da Universidade.