sábado, 1 de fevereiro de 2025

Evandro conquista eleitores que votaram em Sarto, Wagner e André Fernandes, mostra pesquisa do Instituto Opinião


A pesquisa do Instituto Opinião, publicada neste final de semana, mostra que o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, conquistou momentaneamente eleitores que até apostaram em outras candidaturas. O resultado da pesquisa deixa claro. Evandro tem 30% a mais de avaliação positiva, se comparado com o resultado da eleição, quando obteve 50,39% dos votos. 

A pesquisa publicada pelo jornal Opinião ouviu 602 eleitores e fez perguntas diretas, sem arrodeios, e obteve respostas diretas. O fato importante é o prefeito Evandro ter passado a ser visto pela população como um candidato de oposição eleito para mudar a gestão e construir outra com a cidade de Fortaleza. 

O professor de estatística, João Antônio, considera razoavelmente normal a performance do prefeito Evandro Leitão. “A população estava divorciada da gestão municipal, inclusive de seus servidores”, avalia. 

Para o deputado De Assis Diniz, a aprovação da gestão está dentro da expectativa da população. “Todos sabiam do fracasso, do abandono, da tragédia administrativa”, disse o líder do PT na ALECE. 

Uma das maiores queixas da população é o valor cobrado de IPTU, o Impostos Predial Territorial Urbano. As pessoas acham os valores exagerados. Na contrapartida, dizem da grande sonegação do ISS, que poucos pagam. “Nos Estados Unidos, em qualquer cidade, o imposto local é cobrado”, diz o economista Gilberto Neves, dirigente de instituição financeira. Ele afirma que o motivo do fechamento de hotéis e outros serviços é por conta da carga de impostos e cita o IPTU.