Fundada há duas décadas e reformulada recentemente pelo atual presidente, a Acontesce - Associação dos Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Ceará está no seu melhor momento, sob o comando de Eulógio Alves de Melo Neto.
Em entrevista, ele disse que o Ceará está vivendo um novo momento com a categoria de conselheiros tutelares. Nesse novo cenário, com novos quadros há pouco mais de um ano, já capacitamos, por meio da entidade e de eventos diversos membros de vários Conselhos Tutelares de municípios do Estado.
“A Acontesce começou, no dia 7/2, seus Encontros Regionais. O ponto de partida foi em Jaguaribara, cidade que reuniu mais de 100 participantes de 29 municípios do Estado. Um grande momento de reunir a categoria para troca de experiências e de formação continuada promovida pelos facilitadores.”, registrou Eulógio, que agradeceu a gestão do município por ter viabilizado toda estrutura para fazer o encontro.
Influente em diversas frentes e habilidoso, Eulógio tem entrada e saída pelos governos de diversas prefeituras e no Estado, onde sempre tem dialogado com o governador Elmano de Freitas (PT), que sinaliza avanços para a categoria.
“Elmano, além de um grande líder, é um visionário político, da verdadeira política, a que cria medidas que alcancem quem mais precisa. Fazer o que a Constituição Federal prevê e o que reza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) não é simples, que é garantir a primazia absoluta deste público. Mas quando temos gestores eficientes e eficazes, que escutam e agem, as coisas fluem. Estão vindo muitas coisas boas, importantes avanços para nossas crianças e adolescentes. Estamos levando as demandas, estamos nos colocando à disposição e estamos rodando todo o Ceará.”, finaliza Eulógio.
Formador de partidos políticos, ele traz consigo capacidade para intermediar entre as gestões municipais e a classe de conselheiros tutelares, assim como entre municípios e Estado, sobre essa pauta e todas as demais que desenvolve.