A decisão do Governo do Ceará de aumentar o repasse mensal ao IJF merece o aplauso da população de Fortaleza, do Ceará e de estados vizinhos. Sua importância é a motivação para fazer seguir seu funcionamento.
Criado em 1932, foi inaugurado em 1936, com o nome de Assistência Municipal de Fortaleza e teve sua denominação alterada para Instituto Dr. José Frota (IJF), em 1970, em homenagem ao seu ex-diretor, Dr. José Ribeiro da Frota.
Atualmente, o IJF 1 disponibiliza 461 leitos de internação à população, sendo 33 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), e 11 Salas Cirúrgicas. Com a ampliação das áreas de atendimento, por meio da construção do Anexo IJF 2, a unidade passou a contar com 664 leitos e 20 Salas Cirúrgicas, além dos serviços de Ressonância Magnética e Hemodinâmica.
O IJF é a maior referência de atendimento em todas as especialidades médicas. Os médicos mais antigos comentam que o IJF é conhecido como o hospital que cura da “dor de barriga à cabeça quebrada”.
Nada é tão representativo para a população cearense, principalmente a de Fortaleza, quanto o Frotão. Do pobre ao rico, é o melhor atendimento para acidentados. Um salvador de vidas.