sábado, 11 de janeiro de 2025

O CIOPS é o coração da Polícia


O Ceará tem contas ajustadas e recebe dinheiro federal para segurança pública por ser adimplente. A inauguração do novo CIOPS, que se tornou um centro tecnológico, tem o carimbo de recursos federais através do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e do Estado. 

O FNSP é um fundo especial de natureza contábil, que tem por objetivo garantir recursos para apoiar projetos, atividades e ações nas áreas de segurança pública e de prevenção à violência, observadas as diretrizes do Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social. O fundo tem R$ 2,5 bilhão e, desse total, R$ 1,124 bilhão foi repassado aos estados e ao Distrito Federal como transferência obrigatória. 

No caso do CIOPS, conhecido como 190, é o órgão que garante a segurança pública, através da chegada imediata da Polícia Militar para combater crimes e garantir a paz nas ruas, nos bairros e no combate direto ao crime. 

Com o monitoramento através de câmeras ligadas a monitores, via satélite, o trabalho operacional é facilitado. Outro item adicionado é uma espécie de de rastreador. Esse esquipamento identifica, em  segundos, o histórico de vida de qualquer cidadão. 

O CIOPS precisa ser melhor utilizado pela sociedade, por conta da sua importância social. Ele presta todo serviço e ajuda na cidadania. Todo cearense deveria visitar o CIOPS para sentir sua relevância.