O governador Elmano de Freitas recebeu a imprensa para um bate papo aberto, uma inovação promovida pelo chefe da Casa Civil, Chagas Vieira. Elmano exibiu os êxitos do seu governo na educação, saúde, segurança e infraestrutura. São mais de R$ 60 bilhões em investimentos.
Um momento importante foi o governador reconhecer os problemas do governo Lula. “É preciso chacoalhar o governo e isso pode partir do presidente, alterando o ministério”, disse o governador. Ele arrematou dizendo que existe tempo para voltar a ter maior popularidade.
No mesmo momento em que Elmano falava sobre a avaliação do governo Lula, o presidente concedia uma coletiva de imprensa, a primeira do ano. Lula discordou das pesquisas e exibiu um sentimento de reversão. “O importante é não mentir e enganar a população, que tem razão em reclamar”, disse o presidente, que ainda sinalizou com mudança no ministério.
O governador reconheceu a importância de Lula na sucessão estadual em todo o País e na sua própria reeleição, mas não confirmou que entraria na disputa. “Eleição de 2026 vamos discutir em 2026, com todos os líderes da base”, disse Elmano, citando presidentes de partidos.