O titular da Secretaria da Pesca e Aquicultura (SPA), Oriel Filho, enfatizou que há uma cobrança no Brasil acerca da qualidade do manejo do camarão realizado no país, e que conforme o gestor, é inaceitável a importação de camarão com atributos inferiores ao que se produz em terras tupiniquins. O secretário realçou a recente visita do governador Elmano de Freitas para a Europa como atribuição de fomentar a exportação do camarão cearense ao Velho Continente.
“Então o produtor cearense está aqui para competir de igual para igual com as pessoas. Então seria injusto o Brasil deixar essas importações acontecerem, cobrando menos do que cobra do seu próprio cidadão. então foi uma vitória significativa para o setor, e eu tenho certeza que com isso o produtor de camarão ele se sente atendido, e ver que as políticas públicas estão chegando pra ele, que os governos estão olhando para o criador”, mencionou Oriel Filho.
A declaração foi efetuada hoje (16) durante o Seminário Regional da Pesca e Aquicultura do Ceará, evento realizado em Morada Nova. “Hoje nós realizamos em Morada Nova esse seminário da Pesca e Aquicultura do estado do Ceará, um evento que a gente vem realizando por todo o estado do Ceará, é um evento regional. Hoje aqui em Morada Nova foi um evento mais voltado para a carcinicultura, que a gente sabe que está expandindo aqui na região, e aqui em Morada Nova, salve engano, é o quinto município maior produtor do estado, então é um desenvolvimento que a gente quer que a gente continue em crescimento”, elencou Oriel.
Uma das tratativas abordadas no ciclo de palestras foram as pontuações levantadas por representantes do Banco do Nordeste (BNB) e da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), no que tange a desburocratização para a ampliação do mercado do segmento, pois segundo Oriel, para que ocorra o acesso ao crédito financeiro é necessário a licença ambiental.
“O nosso governador Elmano de Freitas, no seu primeiro ano de governo conseguiu desburocratizar a licença ambiental, então hoje é uma licença que consegue rapidamente. E eu tenho certeza que agora com essa desburocratização todos os produtores vão ficar de forma legalizada, e consequentemente vão ter mais acesso à linha de crédito, vão ter mais acesso às políticas públicas”, destacou o secretário da SPA.
Oriel Filho discursa no Seminário Regional da Pesca e Aquicultura do Ceará, em Morada Nova
- Veja a entrevista de Oriel Filho concedida a Wellington Freitas;