segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Associação dos Municípios do Ceará elege nova Mesa Diretora, nesta segunda-feira (20)


Ex-prefeito de Jaguaribara, Joacy Júnior, o "Juju", deve ser o novo presidente da entidade. Foto: Reprodução
Esta será a primeira vez que a Associação dos Municípios do Estado do Ceará não vai ter um prefeito em exercício à frente dos trabalhos da entidade

A Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) elege nesta segunda-feira (20) a nova Mesa Diretora para o biênio 2025-2026. Como presidente, deverá ser eleito o ex-prefeito de Jaguaribara, Joacy Júnior, o “Juju” (PSB), atual vice-presidente e que encabeça a única chapa apresentada. A reunião dos prefeitos e prefeitas de municípios filiados à entidade acontecerá, a partir das 14h, no auditório da Associação, em Fortaleza. Na ocasião, também serão eleitos os novos Conselhos Deliberativos e Fiscal e a apresentação do balanço da gestão de 2021-2022.

Anteriormente, a vaga da presidência era exclusiva para prefeitos em exercício. O estatuto foi atualizado para permitir que quem não está em cargo do Executivo possa presidi-la. O presidente da Associação deve estar constantemente em Brasília, em defesa dos assuntos municipalistas.

Cinco partidos serão agraciados na composição da Mesa da associação. Além do PSB, chegam aos seus respectivos cargos políticos filiados a PT, PSD, Republicanos e União Brasil. Com exceção de Juju, os demais componentes do colegiado estão em atuação como prefeitos. Confira a nova Mesa Diretora:

  • Presidente: Juju;
  • Vice-presidente: prefeito de Ipaporanga, Amaro Pereira (PT);
  • Secretário geral: prefeito de Amontada, Flávio Filho (PT);
  • 1º secretário: prefeito de Capistrano, Cláudio Saraiva (PSB);
  • Tesoureiro geral: prefeito de Umari, Sandro Rufino (PSD);
  • 1ª tesoureira: prefeita de Guaramiranga, Ynara Mota (Republicanos);
  • Presidente de honra: prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (União Brasil).

Segundo Juju, a Aprece tem viabilizado“importantes conquistas” nos últimos anos, além de ter atuado pelo “fortalecimento da governança nos municípios”. O ex-prefeito detalhou quais devem ser suas medidas à frente da entidade: “Pretendo instituir a Aprece Itinerante, juntamente com parceiros e os respectivos convênios, que possam capacitar os gestores e aproximar ainda mais a entidade dos municípios”, disse.

“Também fortalecer o trabalho de capacitação dos gestores e continuar avançando nas conquistas municipalistas junto aos governos estadual e federal”, completou.

A solenidade de posse acontecerá no próximo dia 29 de janeiro, no encerramento do Seminário Aprece Novos Gestores 2025, no Centro de Eventos do Ceará. A entidade configura-se como a principal articuladora entre os municípios e o poder público estadual, com assento nos mais diversos Conselhos, Comitês e grupos de trabalho, num convívio produtivo que sempre trouxe bons frutos para o Ceará. A Aprece, assim como as demais associações municipalistas das outras Unidades da Federação (UFs), possui influência reconhecida no Senado e na Câmara dos Deputados.