A mudança do secretariado do governador Elmano de Freitas exibe um caráter extremamente técnico e com forte atuação política.
Mostra, também, o grau de confiança na sua vice, Jade Romero, a quem o governador trata como “nossa vice-governadora”. Jade Romero assume a Secretaria da Proteção Social; a poderosa Pasta que lida diretamente com os excluídos.
Traz para o governo Eduardo Bismarck como secretário do Turismo. Ele é especialista no setor e o pai, Bismarck Maia, já ocupou a mesma Pasta.
A deputada calada e valente Lia Gomes vai para a Secretaria das Mulheres. Antes, ela havia se identificado ao assumir a Procuradoria da Mulher na ALECE, expandindo-a para todo o Ceará.
Domingos Filho vai para Pasta estratégica de governo onde trabalhará captando negócios. Ele irá viver um desafio na sua já desafiadora carreira de homem público ao assumir a Secretaria do Desenvolvimento Econômico.
O deputado Fernando Santana será o secretário dos Recursos Hídricos. Mesmo derrotado na eleição em Juazeiro do Norte, atravessa grande momento político. Vai assumir a presidência da ALECE com a renúncia de Evandro Leitão, no próximo dia 31/12, ficando no cargo até fevereiro, quando assumirá oficialmente o posto de secretário. Tem a opção de também abdicar da presidência da ALECE.
Nelson Martins na Secretaria da Articulação Política é o craque na posição correta. Terá ao seu lado outro na política, o articulador político Gabriel Rochinha, que assume a Assessoria Especial de Chefia de Gabinete, cargo antes ocupado por Nelson Martins. Rochinha será o poderoso homem que cuidará da agenda do governador.