O prematuro lançamento da candidatura do deputado José Guimarães ao Senado Federal incendiou o ambiente político para 2026.
A movimentação despertou outros candidatos, como o senador Cid Gomes, que pode disputar a reeleição, e outro nome forte que está no radar do Abolição: o do deputado Júnior Mano, maior vitorioso na eleição municipal. O senador Girão, também, pretende entrar ns disputa majoritária.
Em 2026, vão estar em disputa duas vagas ao Senado Federal, com a conclusão dos mandatos dos senadores Eduardo Girão e Cid Gomes. O Abolição sinaliza que pretende eleger os dois senadores. O governo estadual perdeu uma das vagas ao apostar em Eunicio Oliveira, que foi derrotado pelo senador Girão.
A conjuntura política e o cenário eleitoral em 2026 apontam para uma dura disputa entre a direita e a esquerda no campo nacional. No estadual, a direita ainda não se movimentou. O centro tem um nome: Júnior Mano. Discreto, não se sabe como ele pretende construir uma pré-candidatura senatorial. Tem um grande patrimônio: 45 prefeitos.