quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Por que o PT decidiu ficar com a Presidência da Alece?


Tem uma regrinha na política muito popular. Ela diz assim: “quando a cadeira está vazia, vem alguém e senta”. O presidente da Alece, Evandro Leitão, foi eleito prefeito de Fortaleza em 27 de outubro. Nenhum deputado anunciou interesse em presidir a Casa em seu lugar ou mesmo procurar quem decide para mostrar a pretensão. Fernando Santana pediu audiência ao governador e apoio. Conseguiu. Simples assim.

A revelação foi feita pelo governador Elmano, que não escondeu como se deu sua conversa com o deputado Fernando Santana. Disse o governador: “ele, Fernando, me procurou, disse ser candidato e que teria apoios. Ele é um conciliador, do diálogo. Desejei boa sorte e as conversas estão só começando”. O governador não citou outros pretendentes. Fica claro que o deputado Fernando Santana viu a cadeira vazia e sentou.

Outra motivação que levou o governador a apoiar a postulação do Fernando Santana foi fortalecer a imagem do seu líder, o ministro Camilo Santana. O PT no Ceará tem o Governo do Estado, a Prefeitura de Fortaleza e a Presidência da Alece. Para o Brasil, esse poder projeta Camilo Santana.

O PSB, maior aliado do Abolição, ainda não recebeu os deputados do PDT. Na avaliação do PT, ficaria mal a sigla de Ciro Gomes indicar o presidente da Alece. O PSB está demorando muito a fazer a transição ou migração dos deputados do PDT.

Como na política os pontos se encontram, a dor que a bancada do PSB que ainda veste a camisa do PDT vai passar. Os ajustes serão feitos. As coisas se acalmam. O tempo resolve tudo.