terça-feira, 1 de outubro de 2024

Governo do Ceará inaugura passarela sobre a Via Expressa e urbanização da Comunidade dos Trilhos, em Fortaleza

O Governo do Ceará inaugurou, nesta segunda-feira (30), a nova passarela sobre a Avenida Almirante Henrique Sabóia, conhecida como Via Expressa, e a urbanização do entorno na altura da Comunidade dos Trilhos, no bairro Aldeota, em Fortaleza. Executado pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), em parceria com a Secretaria da Proteção Social (SPS), o projeto beneficia mais de 530 famílias na região próxima ao VLT Parangaba-Mucuripe, proporcionando qualidade de vida, mobilidade e segurança.

Com cerca de 210 metros de comprimento – travessia principal e rampas de acesso – e altura em torno de oito metros, a passarela possui dois acessos, um pela Rua Vicente Linhares, esquina com Rua Fonseca Lobo, e o outro pela Rua Vicente Linhares, esquina com Avenida Engenheiro Santana Júnior.

O novo equipamento atende a uma demanda antiga dos moradores da região, que ganham mais integração dentro da Comunidade dos Trilhos, por meio de acesso seguro ao outro lado da pista. O investimento do projeto foi de R$ 5,4 milhões.

Uma solenidade realizada no início da noite marcou a liberação da travessia pela passarela e a inauguração dos equipamentos sociais à comunidade, com a presença do secretário da Infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão; da secretária de Proteção Social (SPS), Onélia Santana, de representantes e moradores da comunidade.

“A passarela oferece aos moradores travessia segura ao cruzar sobre a linha férrea, dando acesso a serviços essenciais, como supermercados, farmácias e outros estabelecimentos, sem qualquer risco. Além disso, a obra garantiu o desbloqueio da Rua Vicente Linhares, no trecho entre a Avenida Engenheiro Santana Júnior e a Via Expressa, integrando todas essas famílias. É mais uma ação que reforça o compromisso do Governo do Ceará com a qualidade de vida da população”, destacou o secretário da Infraestrutura, Hélio Winston Leitão.

O equipamento foi erguido com estrutura de concreto e guarda-corpo em chapas de alumínio, seguindo o padrão estabelecido pelo Governo do Ceará, além de corrimão em aço inox. Ainda de acordo com o titular da Seinfra, a urbanização do entorno da passarela foi pensada a partir das necessidades e solicitações da comunidade, por meio de diálogo entre o Governo e líderes comunitários.

Morador dos Trilhos, Jair Rodrigues dá adeus ao passado de riscos e longas distâncias ao tentar atravessar a Via Expressa. “A passarela facilitou a vida gente, trouxe integração dos dois lados da comunidade – que é uma só -, desde a ida ao supermercado até para pegar o ônibus, tornando as coisas mais cômodas e seguras para nós desta região”, comentou o novo usuário do equipamento.

Mais lazer e oportunidades

Assim como em outros pontos de Fortaleza, a construção da Passarela Vicente Linhares também representa urbanização de seus entornos, com novas praças, vias pavimentadas, iluminação e esgotamento sanitário. Na Comunidade dos Trilhos, junto aos acessos à passarela, a comunidade recebeu, em parceria com a SPS, uma brinquedopraça e uma academia ao ar livre, com novos equipamentos disponibilizados para a prática de exercícios físicos e lazer.

“A gente precisa levar as políticas públicas até a população. Hoje, nessa inauguração, estamos trazendo a essa comunidade políticas públicas executadas pelo Governo do Ceará, para melhorar a vida das pessoas” destacou a secretária da Proteção Social, Onélia Santana.

Além dos novos equipamentos, a população também ganhou um espaço para a instalação da nova Associação de Moradores da comunidade. No local, funcionará o Instituto Comunidade dos Trilhos, que oferecerá aulas de esportes, cursos para a comunidade – como informática e corte-costura – e deverá abrigar uma cozinha solidária do Programa Ceará Sem Fome, do Governo do Ceará.

Participaram ainda do evento o presidente do Metrofor, Plínio Saboya; o superintende do Detran, Michel Mourão; os secretários executivos da Seinfra, Liana Fujita (Logística Intermodal e Obras), Dickson Araújo (Energia e Telecomunicações) e Ronaldo Borges (Planejamento e Gestão Interna), o secretário Executivo da Infância, Família e Combate a Fome da SPS, Caio Cavalcanti, o presidente do IPECE, Alfredo de Oliveira, e o presidente da Semace, Carlos Alberto.

Oitava passarela do VLT

A Vicente Linhares é a oitava passarela de pedestres do VLT Parangaba-Mucuripe. Além dela, outros sete equipamentos garantem acesso seguro aos moradores no entorno da linha. São elas: passarela de acesso à Estação Mucuripe; outra de travessia da Avenida Alberto Sá; a de acesso à Estação Papicu; sobre o túnel longitudinal da Via Expressa, na rua Eduardo Garcia; a de acesso à Estação Pontes Vieira; de travessia da rua Paulo Firmeza, no São João do Tauape, e a de travessia sobre o Riacho Tauape.

Além de facilitar a mobilidade urbana em Fortaleza, o VLT trouxe outros benefícios para a população que vive nas regiões por onde a linha passa. Além das passarelas, os moradores vieram a contar com a urbanização dos entornos dos equipamentos em diversos pontos do percurso.