terça-feira, 3 de setembro de 2024

O plenário da Alece tem tudo para se tornar um ringue da batalha eleitoral nos municípios


Os líderes do Governo pretendem evitar que a minoria se torne barulhenta e construa dificuldades para o Legislativo. Na oposição, as divergências são grandes entre os seis representantes sobre a forma de declaração. 

O presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão, é candidato a prefeito de Fortaleza, foi eleito para o cargo por unanimidade e sua candidatura não pode levar arranhões para o parlamento, na leitura de aliados e opositores ao Governo. 

No jogo político, a Alece tem deputados diretamente envolvidos na disputa por prefeituras, no grau de candidatos. A campanha nos municípios, onde governistas e oposicionistas travam uma verdadeira batalha eleitoral. Os ânimos exaltados não justificam elevar o tom da discussão no plenário da Alece, que fica distante das bases eleitorais. 

Os deputados mais experientes defendem a tese da missão parlamentar ser respeitada. Examinar e votar projetos do Governo e da própria oposição, deixando em plano inferior as saltitantes divergências de palanque.