sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Governo do Ceará inaugura Escola de Gestão do Sistema Único da Assistência Social

O espaço será voltado para gestores, trabalhadores e conselheiros do Sistema Único de Assistência Social, tanto no âmbito municipal quanto estadual

Gestores, trabalhadores e conselheiros do Sistema Único de Assistência Social (Suas) agora serão capacitados por meio de uma Escola de Gestão (E-Suas), inaugurada nesta sexta-feira (23), pelo governador Elmano de Freitas. O objetivo da ação, comandada pela Secretaria da Proteção Social (SPS), é o aperfeiçoamento da gestão, prestação dos serviços socioassistenciais e do controle social. A solenidade aconteceu no bairro Centro, em Fortaleza.

“Tenho muito orgulho de estar presenciando esse momento histórico para o Sistema de Assistência Social. Tenho convicção que quando você institui uma escola, neste processo, você está fortalecendo o regime de colaboração dentro desse sistema. Vamos ter uma escola para unificar o entendimento sobre metodologia, compreensões, com a troca de experiência válida que toda escola traz. Sem dúvidas, estamos falando de uma grande conquista para a Assistência Social do Ceará”, disse Elmano de Freitas.

O chefe do Executivo Estadual também anunciou que será feito um concurso para os profissionais da área durante sua gestão. “Se a Saúde tem, se a Educação tem, com certeza a Assistência Social também terá seu concurso”, completou.

O projeto pedagógico prevê formações de curto, médio e longo prazos, com a realização de cursos, especializações, seminários, projetos de pesquisas e outras atividades pedagógicas. A primeira formação está agendada para os dias 27 e 28 de setembro e 3 e 4 de outubro deste ano.

Titular da SPS, Onélia Santana destacou a importância da assistência social na vida daqueles que mais necessitam. “Quem procura as políticas de assistência social são as famílias que mais precisam. É preciso ter sensibilidade por parte do Governo para ajudar essa população e encontramos isto neste Governo. Quero agradecer também toda a equipe da SPS pelo trabalho prestado. Precisamos, mais do que nunca, qualificar os profissionais da assistência e esse espaço é feito para todos os usuários do Suas”, afirmou.

Essas ações serão voltadas também às gestões municipais, no sentido de orientar a execução de políticas da Assistência Social. Isso contempla, por exemplo, funcionários de Cras e Creas, pessoas que trabalham com serviço de acolhimento institucional de crianças, pessoas com deficiência, e idosos em situação de vulnerabilidade, e outros.

Célia Melo, coordenadora de gestão do Sistema Único de Assistência Social (CGSUAS) e presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, salientou o impacto em todo o território cearense por meio das qualificações e capacitações das equipes estaduais. “Esse momento é de grande emoção. Não adianta apenas repassar recursos, temos também que capacitar e qualificar essas equipes. E é nesse sentido que essa escola fará seu grande diferencial no estado”, comentou.

A gestão da Escola será feita por meio de Comitê Técnico-Científico, contando com representantes de cada secretaria-executiva e coordenadorias da SPS, além de membros da direção da escola.

Outros serviços

No prédio da E-Suas funcionam também outras atividades e serviços prestados pela SPS, como a Casa do Cidadão; o Centro de Referência sobre Drogas; além de Conselhos estaduais: Segurança, Alimentar e Nutricional, Assistência Social, Direitos da Criança e do Adolescente, Políticas sobre Drogas e Comitê Estadual de Políticas Públicas para a população em situação de rua).