terça-feira, 27 de agosto de 2024

Coordenador do Plano de Governo de Sarto é um dos responsáveis pela política exitosa de mobilidade urbana de Fortaleza


Luiz Alberto Sabóia, também, esteve à frente de projetos importantes em diferentes áreas na atual gestão, como Juventude Digital, Re-ciclo e Fortaleza Bilíngue

O Plano de Governo do prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição, Sarto (coligação PDT, PSDB, Cidadania, Agir, Avante, PRD, Mobiliza e DC), está sendo coordenado por Luiz Alberto Sabóia, um dos principais responsáveis pela implantação da atual política de mobilidade urbana de Fortaleza, que se tornou referência internacional.

Na gestão Sarto, Luiz Alberto esteve à frente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) e também liderou políticas públicas inovadoras, como o Pedala Mais, o Re-ciclo, o Juventude Digital e o Fortaleza Bilíngue. Já na gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), Luiz Alberto Sabóia coordenou exitosas ações em prol da mobilidade urbana,  incluindo a política cicloviária e de transporte público da Cidade.

Entre as ações implementadas, estão: a ampliação histórica da malha cicloviária, a criação do Bicicletar e Mini Bicicletar, a ampliação das faixas exclusivas para ônibus, a requalificação da frota de ônibus, a reforma dos terminais, o desenvolvimento do aplicativo Meu Ônibus, a criação das áreas de trânsito calmo, das faixas elevadas, do prolongamento de passeio, do redesenho urbano de pontos críticos, da redução do limite de velocidade e do programa Cidade da Gente.

“Todas essas iniciativas inovadoras demonstram ser possível, de forma planejada, gradual e sistemática, implantar políticas públicas de forte impacto na construção de um novo modelo de mobilidade urbana. E, assim, transformar a dinâmica de Fortaleza. Foi isso que levamos em consideração ao elaborar o Plano de Governo do prefeito Sarto, nutrindo esse sentimento de que esse trabalho não pode parar”, defende Sabóia.

Como secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos, o gestor foi também o responsável por exercer a liderança técnica dos programas de Segurança Viária e Parceria por Cidades Saudáveis, da Bloomberg Philanthropies, Vital Strategies e Organização Mundial de Saúde.

Ainda na área de mobilidade, Luiz integrou o projeto que colocou Fortaleza em primeiro lugar no prêmio global de ciclomobilidade 2023, da Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (BICI). O topo do ranking gerou, para a Capital,  um financiamento com foco na promoção do uso da bicicleta que deu origem à política cicloviária da cidade: o Pedala Mais.

Inovação

Sabóia ajudou ainda a criar o Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor), lançado em 2021, entidade responsável por projetos de meio ambiente, qualidade do ar, inclusão social e digital, e economia circular.

Entre essas iniciativas, destaque para o Re-ciclo, que oferece gratuitamente o serviço coleta seletiva porta a porta com catadores treinados e remunerados utilizando triciclos elétricos; e para a Política de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico de Fortaleza (InovaFor), que fomenta pesquisas e promove soluções inovadoras para as demandas sociais, instituída em 2023. O gestor também vinha atuando  na governança do Movimento Fortaleza Limpa, que inclui ações de fiscalização, educação e limpeza.

Formação

Luiz Alberto Sabóia é graduado em Administração de Empresas, mestre em Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui, entre outros, cursos de Economia Comportamental na Harvard Kennedy School e de Mobilidade Urbana pela Johns Hopkins University.