quinta-feira, 4 de julho de 2024

Governo do Ceará inaugura segunda unidade do Zona Viva em Fortaleza

Equipamento está localizado no Residencial Cidade Jardim, no bairro José Walter

“Acredito que esse espaço chegou na hora certa e no local certo. Precisávamos. E nossa juventude vai aproveitar e agradecer”, relatou a dona de casa Valéria de Oliveira, uma das milhares de moradoras do Residencial Cidade Jardim, no bairro José Walter. Foi inaugurada no local, nesta quarta-feira (3), sob comando do governador Elmano de Freitas, a segunda unidade do Zona Viva de Cultura, Tecnologia e Qualificação, coordenada pela Secretaria da Proteção Social (SPS).

Mãe do jovem Arthur, Valéria enxerga o impacto do Zona Viva não só para os dias atuais, como também para o futuro. “Com todos esses cursos, opções, ocupações, tenho a certeza que esse espaço servirá como grande influência para todas essas crianças e jovens que aqui vivem”, comentou.

Elmano de Freitas destacou a importância de um governo que sempre busque mais direitos para o seu povo, sobretudo aquele que mais precisa. “A Cidade Jardim tem um nome perfeito. É maior que muitas cidades de fato do nosso estado e também por isso demanda um olhar especial. O filho do trabalhador também tem direito a todos esses equipamentos. Aqui fazemos o bom investimento, o investimento voltado para quem mais precisa. Cuidem desse equipamento pois ele vai servir vocês”.

O espaço traz à comunidade local diversas atividades de qualificação profissional, cultura, esporte e lazer. O Zona Viva conta com sala multiuso, de informática, espaço para encontros da comunidade e brinquedopraça. O investimento na unidade do José Walter foi de R$ 377 mil.

Caio Cavalcanti, secretário-executivo da Infância, Família e Combate à Fome da SPS, afirmou que a ideia é expandir mais projetos como o Zona Viva. “É isso que representa o Zona Viva: uma política pública de transformação social. Arte, cultura, tecnologia e qualificação profissional num grande projeto de transformação. Estamos lutando para que esse projeto se torne uma referência nacional no tocante a mudança de vidas”.

O Zona Viva também conta com parcerias com órgãos como a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), que futuramente desenvolverá ações de educação ambiental; e Secretaria da Edução (Seduc), para implantação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) itinerante.