O compositor, cantor e ex-ministro da cultura, Gilberto Gil, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Regional do Cariri. A solenidade ocorreu na noite desta quarta-feira(10), no Centro Cultural do Cariri, no Crato. Estiveram presentes ao evento o governador do estado, Elmano de Freitas, o deputado federal, Yuri do Paredão(MDB), o deputado estadual, Renato Roseno(PSOL), o ex-reitor da URCA, Francisco D'ó Júnior, o reitor da universidade, Carlos Kléber, o ex-secretário de cultura do Ceará, Fabiano Piúba, além de membros da reitoria e professores da URCA e representantes de movimentos culturais da região do cariri.
Fabiano Piúba destacou a ligação de Gilberto Gil com a universidade regional do cariri a partir da amizade que ele tinha com a ex-reitora, Violeta Arraes, e desde a primeira visita, o artista nunca mais deixou de defender a região e a universidade.
Destacando as riquezas caririenses e a importância da universidade, Gilberto Gil fez um discurso cheio de emoção e afeto. Mesmo com seus 82 anos de idade e demonstrando cansaço, Gil participou de toda solenidade com sorriso no rosto, principalmente durante as demonstrações de carinho do público. Outro ponto especial foi na hora da homenagem de grupos de reisados, momento em que ele recebeu a coroa e a espada. Gil ensaiou alguns movimentos com a espada.
Após a solenidade do título de Doutor Honoris Causa da URCA, houve um show com Bem Gil, filho de Gilberto Gil, e Moreno Veloso, filho de Caetano Veloso, cantando músicas do homenageado da noite.