O Fortal deste ano terá uma Tenda Lilás, disponível das 19h às 4h, para o encaminhamento de ocorrências por importunação sexual, e um estande do Programa Meu Celular.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) apresentou o planejamento operações racional para o Fortal 2024, que começa nesta quinta-feira (18) e segue até domingo (21), em Fortaleza. A estrutura do evento contará com o reforço total de 885 profissionais das Forças de Segurança do Ceará, nos quatro dias de evento.
O Fortal deste ano terá uma Tenda Lilás, disponível das 19h às 4h, para o encaminhamen- to de ocorrências por importunação sexual, e um estande do Programa Meu Celular.
Na Tenda Lilás, ocorrerão ações educativas sobre ocorrências de homofobia, lgbtfobia ou de gênero.
Policiais militares, lotados no Comando de Proteção e Apoio às Comunidades (Copac) da PMCE, e policiais civis reforçarão as ações no Posto Avançado. Equipes da De- fensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE), da Secretaria das Mulheres, da SSPDS e da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa atuarão em regime de plantão durante os dias de festa. O espaço oferecerá acolhimento, atendimento psicossocial e suporte da Polícia Civil e da Polícia Militar, além da distribuição de materiais informativos com orientações e apoio psicológico.
Além disso, para facilitar a recuperação de aparelhos celulares em caso de perda, furto ou roubo, um estande do Programa Meu Celular estará disponível durante o evento. O ideal é cadastrar os celulares no site, disponibilizado pelo Governo do Ceará. É importante ressaltar que, durante os quatro dias de evento, ocorrerão buscas e revistas na saída dos foliões, com o intuito de conter ações criminosas.