terça-feira, 11 de junho de 2024

Regional 11 abriga mais de oito mil empresas da Capital

Com uma população estimada em 266 mil habitantes, a Regional 11 tem um universo de 8.706 empresas comerciais, 135 prestadores de serviços e 32 indústrias. Com um potencial voltado para o comércio descentralizado, e com alguns conglomerados, a região tem representado um gerador de emprego e renda, seguindo um movimento da cidade nos último anos. 

Com um potencial no ramo de confecção, as lojas de malharia estão presentes no grande corredor comercial da Avenida Senador Fernandes Távora. O crescimento da região também chamou a atenção de outros setores resultando na instalação do North Shopping Jóquei e uma filial da Faculdade Estácio, se somando a outras unidades educacional da região, como a Universidade da Grande Fortaleza e a Universidade Federal do Ceará, com o Campus do Pici. 

Outras avenidas de destaque da região é a José Bastos e a Augusto dos Anjos com uma variação de comércios e que impulsionando a abertura de novos negócios no entorno desse corredores. E um reflexo desse novo cenários do comércio local é visto com o crescimento do empreendedores. 

No fomento aos pequenos empreendedores, a Regional 11 conta com oito feiras livres distribuídas nos bairros Demócrito Rocha, Henrique Jorge, Autran Nunes, Conjunto Ceará, Genibaú e João XXIII, além do Mercado Público da Bela Vista. 

Com ações voltadas para o empreendedorismo da cidade, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) na Regional 11 vai entregar uma obra do Meu Bairro Empreendedor no bairro Jóquei Clube. Além do urbanismo diferenciado, o Meu Bairro Empreendedor conta com a implantação de um Centros de Referência do Empreendedor (CRE), espaços voltados para empreendedores locais. 

Com o Programa Nossas Guerreiras, a Regional 11 contabiliza 3.202 mulheres capacitadas e beneficiadas com o crédito orientado, sendo no território da Regional 11. O Programa continua com inscrições abertas, o cadastro pode ser realizado pelo site (https://nossasguerreiras.fortaleza.ce.gov.br). Outro projeto é o Costurando o Futuro visa ajudar pequenos empreendedores que precisam só de um empurrão, fornecendo máquinas de costura e uma mão amiga que os ajude. A iniciativa segue a lógica de coworking, ou seja, um espaço compartilhado, colaborativo e gratuito, voltado para as atividades de corte e costura, produzido por pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os ateliês disponibilizam máquinas profissionais do tipo: reta, overloque, galoneira, bordado e máquina de corte. Na Regional 11, tem o equipamento nos bairros Conjunto Ceará e Pici. 

E no fortalecimento dos bairros da cidade e levando diversos serviços, muitos voltados para o empreendedorismo e capacitação, o projeto “Meu bairro, nossa Câmara” chega no bairro Autran Nunes no próximo dia 15 de junho. A ação acontece de 8h às 13h na Rua Raimundo Ribeiro com Curitiba, em frente à Escola Maria da Hora.