sábado, 4 de maio de 2024

Prefeitura de Fortaleza realiza primeira edição do Prefeitura Chega Junto, no bairro Conjunto Esperança


A Prefeitura de Fortaleza realizou, neste sábado (04/05), a primeira edição do projeto Prefeitura Chega Junto, no bairro Conjunto Esperança. A iniciativa ofertou serviços públicos de todas as secretarias municipais e tem como objetivo aproximar a população da gestão, descentralizando as atividades do município. Como destacou o prefeito José Sarto, a ideia é, além de ofertar serviços, ouvir demandas e realizar prestação de contas para as comunidades.

“Nosso objetivo é estar sempre em uma área diferente, priorizando aquelas que têm maior densidade populacional. Hoje, nós temos boxes de todas as secretarias, ofertando serviços de saúde, educação, finanças, entre outros. Nós também estamos aqui para prestar contas do que já fizemos, porque é muita coisa, além de escutar as novas demandas da população. A nossa ideia com este projeto é unir as diferentes fortalezas que existem em nossa cidade”, celebrou o prefeito.

Ao todo, na iniciativa de hoje, foram registrados mais de 2 mil atendimentos à população. Um dos destaques foi a oferta de serviços de Saúde. Mais de 160 pessoas foram vacinadas contra a Influenza A, além de outras quase 200 que realizaram serviços de testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatite B e C; avaliação de saúde bucal e aferição de pressão arterial.

É o caso da dona Francisca Cavalcante Freire. Ela soube do evento pela filha e não deixou de aproveitar a oportunidade. “Tá muito bonita a movimentação aqui. Eu tô gostando muito. Vim apenas para tomar a vacina, mas já já vou passar ali e pegar uma mudinha de planta para levar para casa”, comentou antes de se dirigir ao quiosque da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). A Seuma esteve presente no evento com jogos ambientais, distribuição de mudas através da troca de mudas por recicláveis e brincadeiras recicláveis. De acordo com a pasta, foram mais de 780 pessoas participando das ações.

Outro destaque foi a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), que administra o transporte público urbano. Quase 200 pessoas buscaram a pasta para realizar serviços de solicitação de Bilhete Único, Bilhetinho, Cartão de Gratuidade para Idosos e Carteirinha de Estudante. Como o Diogo Teixeira, de 17 anos, que solicitou a Carteirinha de Estudante pela primeira vez.

“Eu vim tirar minha Carteirinha. Achei o evento bem legal para o bairro, pois mostra que ele está recebendo muita atenção. Tem muita gente aqui hoje, mas, mesmo com a lotação, está tudo bem eficiente. E estou tirando a carteirinha agora, né, pois tem gratuidade para andar de ônibus”, comemorou Diogo, que também aprovou a conquista do Passe Livre Estudantil.

A técnica de radiologia Nádila Lucena aproveitou o Prefeitura Chega Junto para realizar a atualização das vacinas do Tom, seu gato de estimação. “Com a vida corrida, fazendo muito plantão, a gente fica sem tempo, né? Aí eu soube do evento e que iriam ser ofertados os serviços do VetMóvel pertinho, aqui no meu bairro. Então, fiz o esforço de trazer o Tom, pois ele estava precisando muito”. De acordo com a Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa), foram realizadas 150 vacinas em pets, além de 46 testes de calazar e 30 consultas clínicas.

Ainda no evento, a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio da Ecofor, distribuiu 50 mudas e 50 adubos no Ecoponto itinerante, além de gibis e panfletos com orientações quanto ao descarte correto de resíduos sólidos, informações sobre serviços e equipamentos da Prefeitura voltados para o manejo adequado dos resíduos. Para receber as mudas e adubos, cada pessoa precisou descartar pelo menos duas unidades de material reciclável no Ecoponto itinerante. Esse material é direcionado para associações de catadores credenciadas no município.

Já a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) marcou presença no evento com os programas Fortaleza Bilíngue e Juventude Digital, informando o público sobre serviços gratuitos de ensino de idiomas e de qualificação para o mercado de tecnologia, respectivamente. Cerca de 200 pessoas passaram pelo espaço. Além disso, o Re-ciclo, projeto de coleta seletiva da Prefeitura, recolheu 11,8 kg de recicláveis.