quinta-feira, 25 de abril de 2024

Ceará Está na Moda tem início em Fortaleza reunindo empresários e profissionais da cadeia de moda do Estado

Promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE) e pelo  Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), o Ceará Está na Moda (CEM) teve início nesta terça-feira (22/04), em Fortaleza, reunindo fabricantes, compradores e clientes dos setores Têxtil, de Confecção e Vestuário. A abertura do evento contou com a participação do Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, do Presidente da Fecomércio-CE, Luiz Gastão Bittencourt, além de autoridades e representantes de sindicatos da indústria da moda cearense.

No primeiro dia da feira, realizada no Centro de Eventos do Ceará, os visitantes puderam conferir exposições, palestras, oficinas e desfiles, além de uma programação de atividades do SESI, SENAI e do IEL Ceará com foco em inovação e na capacitação profissional.

Durante a cerimônia que abriu o evento, Chico Esteves, representando o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, destacou a vocação do Estado para a moda, com segmentos que somam mais de 2 mil empresas e geram cerca de 40 mil empregos.

“Aqui, durante os três dias de evento, o Ceará irá fomentar inúmeras oportunidades para fabricantes, varejistas e compradores num grande encontro permeado inovação e criatividade, que promete facilitar negócios, alavancar parcerias e impulsionar o conhecimento, envolvendo todos os elos da cadeia dos setores têxtil e de confecção cearenses”, ressaltou o Diretor Administrativo, acrescentando o papel fundamental dos sindicatos da área para a concepção e realização do evento.

Chico Esteves ainda frisou a parceria com a Fecomércio-CE para não só fortalecer o mercado de moda, mas também movimentar a economia cearense como um todo. “É uma iniciativa disposta a sair do lugar comum e potencializar o que nosso Estado tem de melhor”.

Por sua vez, Luiz Gastão Bittencourt agradeceu o apoio da FIEC, reforçando a importância da união entre indústria e comércio. “Quando buscamos fazer esse evento, queríamos, por meio dele, mostrar como a moda é importante para o desenvolvimento do nosso Estado e como e esses segmentos têm uma interligação muito grande com a nossa cultura, o nosso turismo e com a valorização dos seres humanos”, afirmou o Presidente da Fecomércio-CE.

Para o Presidente do IPDC, Afonso Júnior, a expectativa é que, ao longo dos três dias de evento, o Ceará Está na Moda aqueça o setor, promova negócios e coloque o Ceará entre os principais estados brasileiros produtores de confecção. “O diferencial do Ceará é que ele usa a cultura para incrementar as coleções de moda, por isso, nosso objetivo é fazer com que o Estado volte ao ranking nacional com confecções de qualidade”.

Em nome do Governador do Estado Elmano de Freitas, a Secretária de Turismo do Ceará, Yrwanna Guerra, parabenizou as instituições envolvidas pela iniciativa de promover a feira e enaltecer a criatividade e a visão empreendedora do cearense. “Que juntos possamos gerar cada vez mais emprego e renda, e abrir um leque de oportunidade, unindo capacitação com o empreendedorismo”.

Nos stands da FIEC, o primeiro dia de evento contou com oficinas do SENAI Ceará nas áreas de Modelagem Criativa e Modelagem Básica de Calçados, além de demonstrações dos projetos desenvolvidos pelo Instituto SENAI de Tecnologia e pelo Centro de Inovação SESI. Já o IEL Ceará divulgou as ações de educação executiva voltadas para empresários e profissionais do setor.

Segundo Dana Nunes, Superintendente do IEL Ceará, a ideia é, ao longo dos três dias de programação, apresentar ao público as principais soluções das Casas da Indústria para as empresas da cadeia de moda.

“Quando olhamos para a moda cearense, vemos uma diversidade que nenhum outro estado tem, por isso temos que potencializar e movimentar o mercado. Serão três dias desse evento grandioso, com rodadas de negócios, palestras, oficinas e desfiles diversos, então acredito que vamos conseguir mostrar para a sociedade um pouco de toda a pujança do setor da moda no Ceará”.