sexta-feira, 29 de março de 2024

Estação da Mulher-Parangaba no Metrofor terá serviços de acolhimento e autonomia econômica

A vice-governadora e secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero, inaugurou, nesta quarta-feira (27), a primeira Estação da Mulher, localizada na estação Parangaba da Linha do Sul do Metrofor, em Fortaleza. O secretário da Infraestrutura do Ceará (Seinfra), Antônio Nei de Sousa, e o diretor-presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Plínio Saboya, também participaram da solenidade, além de outras autoridades.

Segundo Jade Romero, a Estação da Mulher é voltada à proteção e autonomia econômica das mulheres, fortalecendo essas duas políticas estratégicas. O equipamento é resultado da parceria entre Secretaria das Mulheres, Seinfra e Metrofor.

“O que a gente está fazendo na prática é aproveitando um espaço que tem uma grande circulação de pessoas diariamente para dizer às mulheres, que utilizam ou não o transporte, que aqui elas também podem buscar essa informação, podem fazer a solicitação de medida protetiva, que não precisa mais ir até a delegacia. Informação salva vidas”, defendeu a vice-governadora.

Nesse sentido, no local funcionará uma Sala Lilás, para orientação a mulheres em situação de violência física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. Haverá ainda um espaço para capacitação profissional e orientações do Ceará Credi Mulher, incluindo oficinas sobre o microcrédito orientado do Estado.

O objetivo é ampliar a iniciativa para outros pontos do Metrofor. Além disso, acrescentou a vice-governadora, será feito estudo de viabilidade para ver a possibilidade de implementar vagões exclusivos para as mulheres.

“Nós temos [no Metrofor] policiamento 24 horas, a presença de segurança patrimonial. Isso tem feito com que tenhamos um índice muito baixo de casos de importunação sexual. Mas o nosso objetivo é não registrar importunação sexual nem violência nos equipamentos ou em outros lugares. Esses vagões exclusivos, que já existem em outros estados, são fundamentais para que nós possamos nos sentir mais seguras”, detalhou.

Estação da Mulher na Parangaba

O espaço, que vai funcionar de segunda a sexta, das 8h às 17h, fica no acesso da Estação da Parangaba, ao lado das lojas, com entrada gratuita, ou seja, sem a necessidade de pagamento da tarifa de metrô.

A localização é estratégica, tendo em vista que a Estação da Parangaba é uma das três do Metrofor com maior fluxo de passageiros, ao lado da José de Alencar e Maracanaú. Em 2023, cerca de dois milhões de embarques foram realizados no local. Além disso, o local é de fácil acesso a quem passa pelo terminal de ônibus ou pela estação do VLT.

A professora e empreendedora Kátia Franco está há cinco anos à frente de um quiosque de alimentação na Estação da Parangaba. Ela comemorou a chegada do novo equipamento.

“A mulher tem que ter apoio mesmo, é necessário contra as violências. Tem que, cada vez mais, proteger e amar. Também precisamos sempre de apoio na área da economia, porque qualquer empreendedora nunca tem tanto dinheiro. Então, para a gente que está começando ou recomeçando por causa de uma pandemia, necessita de algum apoio nesse sentido também”, disse.

A fortalezense Maria de Nazaré Linhares utiliza bastante a Linha Sul do Metrofor. Ela avalia que a Estação da Mulher vai facilitar o acesso das mulheres aos direitos. “É muito bom esse apoio para as mulheres. Dá para parar e conversar, ter acolhimento”, completou.

O titular da Seinfra, Antônio Nei, reforçou a parceria. “Temos dialogado com a vice-governadora sobre melhorar ainda mais os espaços do Metrofor, principalmente para a ocupação das mulheres. Isso é um olhar para elas que são a maioria da população. Tudo que é voltado para conscientização da proteção às mulheres é valoroso”, ressaltou.

O diretor-presidente do Metrofor também falou da contribuição nesse projeto. “A Companhia está feliz em participar e compartilhar com a comunidade essas ações. Só temos a agradecer essa iniciativa da vice-governadora”, pontuou Plínio Saboya.

Rede de Proteção

Esta é a quarta Sala Lilás entregue no Ceará, sendo a primeira da Capital. As outras estão localizadas em Santana do Cariri, Jaguaruana e Russas. As salas integram os 18 equipamentos da rede de proteção às mulheres instalados no estado.

Também estão sendo construídas mais seis Casas da Mulher, sendo três estaduais e três federais, além da implantação da nova Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) que foi anunciada pelo Governo do Estado.