quinta-feira, 21 de março de 2024

Elmano anuncia o fim do uso da enxada e a implantação da era mecanizada na agricultura familiar cearense


O governador Elmano de Freitas delegou ao secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz, a missão de mecanizar a agricultura familiar no interior cearense. “Nosso agricultor não vai mais usar enxada para preparar a terra, fazer as covas para colocar sementes”, disse Elmano, anunciando investimento de R$ 73,6 milhões para a Política de Incremento e de Modernização da Atividade Agrícola do Ceará, no mega pacote de investimentos para o meio rural, que somados chegam a R$ 1,434 bilhão.

O recurso será utilizado na aquisição e distribuição de 200 motocultivadores e 300 microtratores para o reforço de atividades agrícolas no interior do Estado. 

“Os motocultivadores virão com enxada rotativa, plantadeira e carreta agrícola, implementos que permitem trabalhar em áreas crescentes, em menos tempo. A ação contempla a lei nº 17.609, que prevê a ampliação das áreas cultivadas no Ceará, por meio da disponibilização de insumos tecnológicos que tornem as etapas do processo agrícola mais rápidas e econômicas, com consequente aumento da produtividade.

“Nossos trabalhadores e produtores rurais irão escapar do sol quente que queima a pele, causando doenças”, disse Elmano ao anunciar a nova era.