quinta-feira, 7 de março de 2024

Advogada Kamile Castro, ex-juíza do TRE-CE, assume como conselheira da ARCE


A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou a indicação da advogada e ex-juíza do TRE-CE, Kamile Castro, para assumir o Conselho Diretor da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado (Arce). A indicação foi do governador Elmano de Freitas. 

Além de uma trajetória, a advogada tem em seu currículo uma série de julgamentos, dentre eles, contra o registro de candidatura da vice-governadora Jade Romero. Julgou, também, dois pedidos favoráveis ao deputado estadual Carmelo Neto, absolvendo o atual presidente do PL. Além disso, foi nomeada duas vezes pelo presidente Bolsonaro. 

Com o currículo, ficou nítido que a advogada Kamile Castro foi escolhida para assumir o conselho da ARCE por pura capacidade técnica e competência. Nada a ver a nomeação com questões políticas. 

CONFIRA O CURRÍCULO DA ADVOGADA

Natural de Fortaleza, Kamile Moreira Castro é especialista em Direito Processual Penal pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e em Direito e Processo Eleitoral (ESMEC e PUC/Minas). Além disso, é mestra em Direito (Uninove/SP) e em Ciências Políticas pela Universidade de Lisboa. Atualmente, é doutoranda em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).  

É advogada e professora universitária de cursos de pós-graduação na área de Direito Público, Administrativo e Eleitoral. No TRE-CE, ingressou como juíza suplente, no biênio 2016-2018, sendo reconduzida para a mesma função no biênio seguinte.  

Foi nomeada como juíza titular da Corte em 2020, onde ficou por dois biênios. Ela, inclusive, foi a primeira mulher a exercer o cargo efetivo no Pleno do Tribunal na categoria de juristas.