sábado, 23 de março de 2024

A insistência pela vacinação


Está se tornando comum, nos finais de semana, as famílias levarem os filhos para vacinar. É um ato de cidadania, de respeito à vida. 

Neste sábado (23), acontece a Campanha de Multivacinação em Fortaleza. No mesmo momento, a campanha é realizada no Cariri, na região Norte e nos Inhamuns. 

É importante manter a capital e demais cidades do Ceará com ampla cobertura vacinal. No Brasil, o Ceará sempre foi modelo em promover campanhas de sucesso. Em âmbito nacional, os número flutuam.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, em 2017, o Brasil era, ao lado da China, o País com maior cobertura vacinal, atingindo a marca de 99%. Em 2021, foi o pior desempenho. Em 2023, a retomada da multivacinação voltou a ter procura e atingiu 78% da população. 

Não importa debater a eficácia das vacinas. As evidências são inquestionáveis. Elas salvam vidas. A vacina tirou a Covid das nossas comunidades. A linha da morte não precisa mais ser cruzada. Hoje, a doença está controlada, é tratável.

E a imunização segue contra outros males. Vacinar idosos contra a gripe é um gesto humanitário. O mesmo ocorre com a vacinação das crianças contra várias doenças que podem deixar marcas para sempre. Vacinem seus filhos, seus pais e se protejam, também.