sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Sarto lança plano municipal para realizar mais de 12 mil cirurgias e zerar fila de espera de catarata em Fortaleza


O prefeito José Sarto assinou, nesta sexta-feira (16/02), convênio para realização de mutirão com mais de 12 mil cirurgias eletivas. A iniciativa, que faz parte do Plano Municipal de Redução de Filas Eletivas, contempla procedimentos nas áreas: ginecológica, ortopédica, oftalmológica e geral. No total, serão 12.754 procedimentos cirúrgicos, beneficiando 12.288 pacientes da Capital e 466 do interior do Estado. A assinatura do contrato foi realizada na filantrópica Instituto Práxis de Educação, Cultura e Ação Social, localizado no Hospital Distrital Doutor Fernandes Távora. As cirurgias oculares do mutirão serão realizadas por meio de contratualização com o hospital, como explica o gestor municipal.

Serão 9.837 operações oftalmológicas nos pacientes de Fortaleza que aguardam cirurgia de catarata. Também, está prevista a realização de 2.451 procedimentos cirúrgicos nas especialidades ginecológica, ortopédica e geral. O encaminhamento para as cirurgias se dará pelo fluxo normal, através da Central de Regulação de Leitos. Foi o que explicou o secretário da Saúde, Galeno Taumaturgo.

A Secretaria Municipal da Saúde, também, incluiu no Plano Municipal de Redução de Filas Eletivas 466 intervenções para pacientes residentes nos municípios de Guaiuba, Maranguape, Caucaia, Paraipaba e São Luís do Curu. Destas, 426 serão cirurgias oftalmológicas e 40 nas especialidades ginecológica e geral.