sábado, 10 de fevereiro de 2024

Moraes manda soltar Valdemar Costa Neto, presidente do PL


Valdemar, também, tinha pepita de ouro oriunda do garimpo em sua residência. Por isso, ele é suspeito de usurpação de bem mineral da União, segundo investigadores da PF. A pepita pesa 39,18 gramas, tem 95,26% de grau de pureza e está avaliada em cerca de R$ 12 mil.

Presidente do PL estava em prisão preventiva

O cacique foi preso em flagrante pela PF, mas teve a prisão convertida para preventiva ontem. Na ocasião, Moraes também deferiu o pedido de vista dos autos ao advogado de Valdemar, Marcelo Bessa.

Defesa de Valdemar Costa afirmou que a arma é registrada e tem uso permitido. Segundo nota do advogado, ela "pertence a um parente próximo" e "foi esquecida há vários anos no apartamento dele". Sobre a pepita, Bessa disse que ela tem baixo valor e que ter a posse dela "não configura delito".

Advogado de Bolsonaro agradeceu a Moraes

A defesa do ex-presidente prestou agradecimentos pela "compreensão" do ministro do STF. "Eu não tenho palavras para agradecer tantos amigos próximos e distantes que se mobilizaram para nos ajudar nesse momento desafiador. Foram horas seguidas no telefone, foram noites sem dormir, uma corrente de ações construtivas", disse o advogado Fabio Wajngarten.