Após inúmeras conquistas que beneficiaram os servidores administrativos da educação, o deputado federal Idilvan Alencar, reconhecido por esses profissionais como “padrinho”, reafirmou, nesta segunda-feira (5), em Fortaleza, o compromisso de acompanhar a pauta que está nas mãos do governador Elmano de Freitas: a ascensão especial para merendeiras, auxiliares, porteiros e secretários escolares das escolas públicas.
A presidente da entidade representativa, Rita Gomes, destacou o empenho do parlamentar sempre que a pauta envolve o trabalhador da educação não docente. "Não temos apenas professores, pois a escola começa a funcionar com a limpeza das salas, a abertura dos portões, na cozinha com uma boa merenda e na emissão de documentos na secretaria", disse Rita Gomes.
Idilvan conseguiu incorporar na aposentadoria dos servidores a Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI); também, solicitou a ampliação da jornada de trabalho para oito horas, melhorando o salário dos profissionais não docentes; e assegurou a participação desses trabalhadores no Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário).
Na Câmara Federal, como relator do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), após ser contatado pela direção da Asseec, Idilvan conseguiu incluir os servidores de suporte pedagógico à docência e o pessoal de apoio técnico, administrativo e operacional. O parlamentar também defendeu o piso nacional do secretário escolar.